Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
segunda-feira, 6 de junho de 2022
Rua General Vitorino / Rua da Alegria, Esquina com Rua Marechal Floriano / Rua da Bragança, Década de 1890, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Rua General Vitorino / Rua da Alegria, Esquina com Rua Marechal Floriano / Rua da Bragança, Década de 1890, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
As primeiras ruas do povoado que deu origem a Porto Alegre foram nomeadas pelos próprios moradores, em virtude de suas características topográficas ou de outro tipo, das atividades econômicas que acolhiam, de propriedades, prédios urbanos, fontes... Alguns desses nomes foram mudando com o passar do tempo, em função das transformações que iam ocorrendo em seu entorno. Um exemplo disso são os becos da região central, como a atual Rua Uruguai que foi Beco da Casa da Ópera, Rua dos Ferreiros, Beco do Porto dos Ferreiros e Rua do Comércio.
Em 6 de junho de 1870, por decisão da Câmara Municipal, a pedido dos vereadores Porto, Olinto e Ribeiro, foram alteradas as denominações de várias ruas da Capital. A Guerra do Paraguai inspirou os novos nomes: a rua da “Guarda Principal” passou a se chamar General Vasco Alves; a rua do “Arroio”, passou a General Bento Martins; o “Caminho Novo” virou rua Voluntários da Pátria; a rua da “Alegria”, recebeu a denominação de General Vitorino; a da “Bragança”, recebeu o nome de General Silva Tavares (atual Rua Mal. Floriano); e a rua do “Arvoredo” passou a se chamar Coronel Fernando Machado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário