Saiba o Motivo do Dia 8 de Setembro Ser Feriado em Curitiba - Artigo
Artigo
Dia 8 de setembro é o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. Neste dia, por opção do próprio município, em 24 de agosto de 1967, em lei regulamentada pelo prefeito em exercício e presidente da Câmara dos Vereadores Acyr José, foi instituído feriado municipal. Na maioria dos municípios brasileiros, é feriado no dia de fundação da cidade (em Curitiba, dia 29 de março), o que não acontece na capital paranaense.
O “feriadão” da independência, emendando o 8 com o dia 7 (feriado nacional), é uma tradição típica local.
História da padroeira:
Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a cidade se iniciou em torno de uma capela, onde a Mãe da Luz era venerada pelos seus inúmeros milagres. Conta a história que na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz, local em que foi erguida uma capela.
Com o passar do tempo notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba, Pinhais, em tupi-guarani. Aquela região era habitada pelos índios de etnia caingangues. Tal foi a insistência da Virgem, que os sertanejos resolveram sondar a possibilidade da conquista do sítio. Armados como para uma guerra seguiram para a esplanada dominada pelos caingangues, prontos para o combate.
Em vez do previsível combate, o que ocorreu foi a acolhedora recepção oferecida pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó. Os índios concordaram em ceder amigavelmente o terreno aos desbravadores, e o cacique tomou sua vara, símbolo do mando, enterrando-a no local que viria a ser a praça central da futura cidade. Muito simbolicamente, dita vara, ao chegar a primavera, voltou a desabrochar, dando galhos e flores. Nesse local – hoje Praça Tiradentes – foi erguida em 1668 a igreja em honra a Nossa Senhora da Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário