sábado, 17 de setembro de 2022

Vista do Centro, 1862, São Paulo, Brasil

 


Vista do Centro, 1862, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


O que seria da memória paulistana sem esta preciosa imagem de 160 anos. Nenhuma construção vista na cena sobreviveu — à exceção da Igreja de Santa Ifigênia (1) — que através das décadas foi sendo remodelada até chegar à arquitetura atual — sendo conhecida como Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Santa Ifigênia.
Outro ponto a destacar é a Ponte do Acú (2) na então Ladeira do Acú. O roteiro das procissões homenageando São João Batista — no cristianismo, o ‘protetor das águas’ — passavam pelo citado caminho. Assim a tradição tomou vulto e a ladeira passou a ser conhecida como ‘Ladeira de São João Batista’. No dia 28/11/1865, o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra sugeriu que a ladeira "da ponte do Acú" fosse denominada como ‘Ladeira de São João’. Décadas depois ela foi elevada à condição de rua e posteriormente, na Avenida São João. Repare na densa mata onde segundo relatos da época, tratava-se de uma área pantanosa e habitual esconderijo de escravos fugitivos e meliantes.
O Seminário das Educandas da Glória que nomeou a Rua do Seminário, permaneceu neste ponto até 1895 quando passou a ocupar — a poucos metros — o casarão do Brigadeiro Tobias de Aguiar, 2º esposo de Domitila de Castro, a Marquesa de Santos que décadas atrás, chegou a residir temporariamente no local. Em 1898, o seminário seria transferido para a chácara de Veridiana da Silva Prado na Consolação. Além dos lugares mencionados, o seminário se estabeleceu em outros endereços na cidade. De autoria do célebre fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, a foto foi registrada em 1862.

Nenhum comentário:

Postar um comentário