sábado, 29 de outubro de 2022

Praça Jair Yanni de Paula Eduardo / Praça do Palhaço Piolin, 2022, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




















Praça Jair Yanni de Paula Eduardo / Praça do Palhaço Piolin, 2022, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Abelardo Pinto (Piolin) nasceu em Ribeirão Preto, em 27 de março de 1887, enquanto seus pais acompanhavam a caravana do circo em que trabalhavam.
Tendo Piolin nascido em uma família de artistas circenses, ele se envolveu com essa arte muito cedo. Desde criança, já realizava pequenos números como contorcionista e equilibrista, mas sua carreira tomou outros rumos quando ele se tornou palhaço, em 1917. Nessa ocasião, ele assumiu o nome artístico de palhaço Careca.
No começo da década de 1920, assumiu como palhaço no Circo Irmãos Queirolo, assumindo o lugar de Chicharrão, que havia desistido de sua posição por não receber um aumento salarial.
Careca então assumiu o nome artístico de palhaço Piolin e logo começou a fazer grande sucesso. A partir de 1925, associou-se ao Circo Alcebíades e passou a realizar apresentações frequentes no Largo do Paissandu, em São Paulo. O nome que ele adotou foi dado por um colega que zombava de suas pernas longas e finas. A palavra piolin é oriunda do espanhol e significa “barbante”.
As apresentações de Piolin, sobretudo durante sua fase no Largo do Paissandu, renderam-lhe reconhecimento pelo seu humor e pelas acrobacias que sabia realizar. Elas chamaram a atenção de pessoas importantes da época, como o presidente do Brasil de 1926 a 1930, Washington Luís.
As apresentações também chamaram a atenção dos modernistas, grupo intelectual de grande influência na época. Eles entendiam Piolin como uma representação do verdadeiro artista nacional, e nomes como Tarsila de Amaral e Mário de Andrade teceram elogios às apresentações do palhaço.
O apreço dos modernistas por Piolin era tão grande que eles decidiram homenageá-lo, em 1929, por meio do evento Banquete Antropofágico. 
Além disso, no cinquentenário da Semana de Arte Moderna em 1972, foi novamente homenageado, com a criação do "Dia do Circo" em 27 de março, data do seu nascimento em Ribeirão Preto.
Finalizando esse breve relato, Jair Yanni, amiga do Palhaço, que passou parte de sua vida tentando homenagear seu amigo Piolin em Ribeirão Preto, junto com o artista plástico Roberto Bérgamo, ambos da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto), criaram os poemas e as pinturas que hoje enfeitam a Praça do Palhaço, que leva o nome da própria, na Avenida Presidente Vargas, entre as Ruas Mariano Pedroso de Almeida e Couto Magalhães.
Nota do blog 1: Infelizmente, como a grande maioria das praças públicas da cidade, essa também se encontra pichada, vandalizada, precisando de jardinagem e suja (situação bem diferente das fotos de 2013 em outro post do blog). Tais fatos demonstram zeladoria ineficiente por parte da Prefeitura, mas também deixam claro que falta educação e civilidade em grande parte da população.
Nota do blog 2: Imagens de 2022 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário