Trecho da Rua Tibiriçá / Prédio da Beneficência Portuguesa / Praça Luís de Camões, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
A história do hospital começou há mais de 100 anos, no dia 28/09/1907, quando um grupo de 12 portugueses se reuniu, numa sala da rua Saldanha Marinho, fundando a entidade com o nome de Sociedade de Beneficência Portuguesa D. Carlos I, homenagem ao rei de Portugal daquela época.
Em 1907, Ribeirão Preto, com cerca de 70 mil habitantes, vivia o auge da cultura cafeeira e a colônia portuguesa era muito representativa. O dia 28 de setembro, escolhido para a primeira reunião destinada a levantar recursos para a construção de um hospital, era aniversário do rei de Portugal, Carlos I.
O rei morreu no ano seguinte. Dois anos depois, em 1910, foi proclamada a república em Portugal e isto “destronou” Carlos I da condição de patrono da Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora do Hospital da Imaculada Conceição, nome oficial da Beneficência Portuguesa.
A ideia da colônia lusa era construir em Ribeirão Preto um hospital nos moldes da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro. Buscou-se o apoio também de portugueses residentes em outras cidades e foram arregimentados 340 sócios, ficando estabelecido que cada um deles contribuiria com uma “jóia” de 2 mil réis e mensalidade de mil réis.
A partir daí começaram várias campanhas. O terreno para construção do hospital foi adquirido em 12 de maio de 1911, na rua Tibiriçá, perto do antigo estádio do Comercial.
A inauguração do hospital aconteceu no dia 01/01/1919 e desde então vem servindo a todos com muito amor, dedicação e eficiência. Texto da Beneficência Portuguesa.
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário