Circo do Alcebíades, Largo do Paissandu, 1929, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Cena do Circo do Alcebíades onde o já consagrado e rico Piolin transferiu-se e por 5 anos formou dupla com o clown Alcebíades (Pereira) em que arrastavam multidões para os espetáculos. Repare que sobre o nome do circo, vemos os dizeres: Companhia de Atracções Empreza Piolin e abaixo, Propriedade de Pereira & Seysel. À esquerda do poste, a entrada do Becco Paysandu, atual Rua Abelardo Pinto. Para efeito de localização, no espaço ocupado pelo circo — entre as ruas Capitão Salomão e Abelardo Pinto — foi erguido o Edifício José Paulino Nogueira em cujo pavimento térreo foi instalado o Cine Paissandú.
O prédio visto ao fundo (na esquina com a São João e indicado com a seta) é o Edifício do Cotonifício Paulista — construido entre 1915-1916. Foi o primeiro erguido após o alargamento do lado par da São João. Semi-encobertos pelo arvoredo, os belos imóveis no final da Rua do Conselheiro Crispiniano.
Embora não fosse original e ainda não tivesse sido exibida em circos brasileiros, a verdade é que as primeiras exibições de artistas mulheres jogando futebol, ocorreram em sessões do Circo Alcebíades em 1926.
Nenhum comentário:
Postar um comentário