segunda-feira, 17 de outubro de 2022

A "Velha Surda" - Artigo


 

A "Velha Surda" - Artigo
Artigo


Uma personagem de grande sucesso dos programas humorísticos está imortalizada na memória de gerações: a Velha surda. O que talvez alguns não saibam é que a personagem foi uma criação do ator Roni Rios. Este era o nome artístico de Ronald Leite Rios, natural de Campos dos Goytacazes - RJ, nascido em 9 de setembro de 1936.
Outra curiosidade sobre Roni Rios (1936-2001) é que antes de ser humorista, o ator formou-se em Medicina Veterinária. Em sua atuação além do meio artístico, Roni ocupou o cargo de presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários e foi, inclusive, diretor do Sindicato dos Artistas.
A experiência artística de Roni Rios transitou entre o rádio e a televisão. Ainda no fim dos anos de 1950 e início dos 1960 fez parte do elenco da “A praça da alegria”, dirigida por Manuel da Nóbrega. Na década de 1970, transferiu-se para a TV Tupi, onde participou dos programas “Balança mas não cai” e “Apertura”.
Além da Velha surda, ficaram famosas outras personagens criadas por Roni Rios, como a Tia Nonoca, “aquela que não gosta de fofoca”, o Philadelpho e o Explicadinho, que tinha por bordão “eu gosto das coisas muito bem explicadinhas, nos seus mínimos detalhes”.
Roni Rios e a Velha surda encerraram a carreira de sucesso no programa “A Praça é Nossa”, no ano de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário