terça-feira, 18 de outubro de 2022

Relação Completa dos Livros de Sherlock Holmes - Artigo

 



Relação Completa dos Livros de Sherlock Holmes - Artigo
Artigo


O primeiro livro da série Sherlock Holmes, de autoria do escritor Sir Arthur Conan Doyle, completa neste ano (2022), 135 anos de sua primeira publicação.
A obra é dividida em 4 livros de romances e 5 livros de contos.
Se você tem interesse em ler as obras na ordem em que foram publicadas, observe abaixo a sequência correta.



Primeira obra: Um estudo em vermelho (romance):
Publicado pela primeira vez em 1887, “Um estudo em vermelho” é o livro que marcou a aparição do detetive mais emblemático e querido de toda a literatura mundial.
Neste livro, o Dr. John Watson, ao procurar um apartamento para dividir o aluguel e as despesas, acaba tendo seu destino cruzado com o detetive Sherlock Holmes.
Não demorou muito para que Watson percebesse a inteligência e o alto poder de dedução de Sherlock Holmes.
Logo no começo da história, um corpo de um homem morto é encontrado em uma casa abandonada.
Apesar da cena do crime apresentar sinais de sangue, o cadáver não apresentava nenhum sinal claro de ferimentos.
A partir desse momento, Watson e Holmes  iniciam uma aventura para descobrir a solução desse misterioso caso.


Segunda obra: O sinal dos quatro (romance):
A segunda edição na cronologia, lançada no ano de 1890, também conhecida como “O signo dos quatro”, conta a história de uma personagem chamada Mary Morstan, que busca a ajuda de Sherlock Holmes e Watson para descobrir a verdade que se esconde por trás da morte de seu pai, que ocorrera uma década antes.
Mary começou a receber uma joia de grande valor por ano. Após seis anos se perguntando quem seria o misterioso remetente, a jovem finalmente é convidada a conhecer o homem que a enviava os presentes.


Terceira obra: As aventuras de Sherlock Holmes (contos):
Diferente das duas primeiras publicações, o terceiro livro da ordem de leitura chamado de “As aventuras de Sherlock Holmes” não foi construído em forma de romance, mas na forma de uma coletânea composta de 12 contos.
Um escândalo na Boêmia: O rei da Boêmia precisa da ajuda de Sherlock Holmes para recuperar algo constrangedor da mão de uma ex-amante.
A liga dos cabeças vermelhas: Jabez Wilson, um homem de cabelos vermelhos, consegue um bom trabalho como escritor de artigos. O que ninguém esperava era que existiam alguns segredos a serem descobertos por trás dessa contratação.
Um caso de identidade: Após o intrigante sumiço de seu noivo, Mary Sutherland contrata os serviços do detetive Sherlock Holmes na tentativa de encontrar seu amado.
O mistério do vale Boscombe: Todos acreditavam que o fazendeiro Charles McCarthy havia sido morto pelo seu próprio descendente, mas Holmes não tinha tanta certeza.
As cinco sementes de laranja: Essa história diz respeito a uma família que era perseguida pela KKK.
O homem da boca torta: Após o aparente assassinato de Neville St. Clair, a polícia adentra o local do crime e encontra apenas um mendigo com a boca torta usando as roupas do falecido. Após a prisão do mendigo, Sherlock Holmes e Watson partem em busca do verdadeiro culpado.
O carbúnculo azul: Após o preparo de um ganso aparentemente normal para a ceia de Natal, Peterson encontra uma valiosa joia procurada por toda Europa no pescoço do animal.
A banda malhada: Um dos contos mais famosos criados pelo autor, essa história conta sobre quando uma jovem chamada Helen Stoner entra em contato com Sherlock Holmes e Dr. Watson para conseguir ajuda em deter os planos maléficos do seu padrasto Grimesby Roylott.
O polegar do engenheiro: Após ser chamado para o conserto de uma máquina em um local estranho durante a madrugada, um engenheiro consegue fugir de uma tentativa de assassinato, mas uma coisa é deixada para trás: seu dedo.
O nobre solteirão: Holmes trabalha para solucionar o desaparecimento da esposa de Lorde St. Simon.
A coroa de Berilos: Ao receber uma valiosa coroa como penhor, o dono de um banco encontra a coroa nas mãos de seu filho durante a madrugada, porém, com algumas pedras em falta.
As falas acobreadas: Violet recebe uma proposta de trabalho com um salário alto em uma casa misteriosa, com medo e desconfiada, pede a ajuda de Sherlock Holmes.


Quarta obra: As memórias de Sherlock Holmes (contos):
O quarto livro da sequência relacionada à cronologia das obras de Sir Arthur Conan Doyle também é uma coletânea de contos e histórias que relatam os casos de Sherlock Holmes.
Publicada no ano de 1894, veja a relação das histórias presentes na referida obra:
O estrela de prata, A caixa de papelão, A face amarela, O escriturário da corretagem, A tragédia de Gloria Scott, O ritual Musgrave, O enigma de Reigate, O corcunda, O paciente internado, O intérprete grego, O tratado naval e O problema final.


Quinta obra: O cão dos Baskerville (romance):
A quinta edição (terceiro romance na cronologia), marca a volta de Sherlock Holmes em forma de romance.
A obra lançada em 1902 possui 359 páginas lindamente ilustradas por Sidney Paget, ilustrador britânico conhecido por desenhar diversos contos em sua época.
“O cão dos Baskerville” conta a história da família Baskerville, possuidora de um passado um tanto quanto obscuro.
As pessoas da época diziam que essa família era assombrada por um terrível cão diabólico, que foi responsável pela morte de Hugo Baskerville, dono do solar em que a família morava durante a guerra civil.


Sexta obra: A volta de Sherlock Holmes (contos):
Mais uma coletânea de contos que narram as aventuras e histórias de Sherlock Holmes.
O sexto livro foi publicado no ano de 1905, possui cerca de 403 páginas e é constituido por 13 contos escritos por Arthur Conan Doyle. Veja as histórias que fazem parte do livro:
A casa vazia, O construtor de Norwood, Os dançarinos, A ciclista solitária, A escola do priorado, Pedro negro, Charles Augustus Milverton, Os seis bustos de Napoleão, Os três estudantes, O pince-nez de ouro, O jogador desaparecido, Abbey Grange e A segunda mancha.


Sétima obra: O vale do medo (romance):
O último dos romances escritos por Arthur Conan Doyle, “O vale do medo” tem a sua publicação estimada entre setembro de 1914 e maio de 1915 sendo composto por cerca de 184 páginas.
Neste livro, Sherlock Holmes chega a Scotland Yard para ajudar os policiais a desvendar um crime que parece não ter solução.
Um homem foi encontrado morto por tiro em uma casa antiga cercada por um fosso.
A única entrada possível era por uma ponte levadiça que aparentemente estaria levantada na hora do assassinato.
A polícia achava estranho o fato de que nenhum vizinho tenha escutado o tiro que ceifou a vida do pobre homem.
Será Sherlock Holmes capaz de desvendar o mistério que a morte desse homem abriga?


Oitava obra: O último adeus de Sherlock Holmes (contos):
A penúltima coletânea de contos na nossa ordem de leitura foi publicada na revista Strand Magazine entre os anos de 1908 a 1917 e contava com cerca de 320 páginas divididas em 8 contos.
Confira a seguir um breve resumo das histórias:
A aventura da casa das Glicínias: Scott Eccles, um típico britânico, é convidado para passar a noite na casa de um homem de origem hispânica, chamado Garcia. Ao acordar no dia seguinte, Scott se surpreende em estar sozinho com a casa completamente vazia. Assim, Holmes terá que descobrir o paradeiro de Garcia.
A aventura da caixa de papelão: Sherlock Holmes obteve a informação de um caso tão absurdo que gerava dúvidas sobre sua veracidade aos policiais da Scotland Yard. Uma senhora de quase 50 anos, que vivia uma vida nada agitada, recebe um presente nada agradável em uma caixa de papelão: um par de orelhas humanas.
A aventura do círculo vermelho: Um homem misterioso aluga um quarto na casa da senhorita Warren, pagando o dobro do preço proposto, porém, na primeira noite, o homem desaparece. Seria Holmes capaz de desvendar esse mistério?
Os planos para o submarino Bruce-Partington: Nessa história, sete de dez importantes documentos que continham informações sobre o submarino Bruce-Partington são furtados. Posteriormente, os documentos são encontrados nos bolsos de um rapaz que morreu ao cair de um trem. Holmes acredita que existem fatos mal esclarecidos e parte em busca da verdade.
A aventura do detetive moribundo: Nessa história, Holmes está muito doente e a única pessoa que pode salvá-lo é seu melhor amigo Dr. Watson. Seu fiel escudeiro será capaz de salvar sua vida?
O desaparecimento de Lady Frances Carfax: Lady Frances Carfax é uma boa senhora que desaparece da face da terra sem deixar rastros. Holmes parte em sua busca.
A pata do Diabo: Holmes e Watson estão aproveitando suas férias na Cornualha, porém, o trabalho não dá trégua. Os dois amigos se deparam com um caso onde as pessoas eram submetidas a ataques de insanidade e alucinação antes de falecerem. Os dois têm que trabalhar juntos para desvendar esse mistério.
O último adeus de Sherlock Holmes: O último encontro de Holmes e Watson é marcado por muitas reviravoltas. 


Nona obra: Histórias de Sherlock Holmes (contos):
A última coletânea de contos reúne diversas histórias e aventuras de Sherlock Holmes narradas pelo seu companheiro Watson. “Os últimos casos de Sherlock Holmes” teve sua publicação original no ano de 1927 e possuía cerca de 320 páginas.
Composta por 12 contos, é leitura obrigatória para os fãs do personagem. Confira abaixo seus nomes:
A Aventura de um cliente Ilustre, A Aventura do Soldado Livido, A Aventura da Pedra Mazarino, A Aventura das Três Empenas, A Aventura do Vampiro de Sussex, A Aventura dos Três Garridebs, O Problema da Ponte de Thor, O Homem que andava de Rastros, A Juba do Leão, A inquilina de Rosto Coberto, O Velho Solar de Shoscombe e O Negro Aposentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário