segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Chacrinha - Artigo


 

Chacrinha - Artigo
Artigo


No dia 30 de setembro de 1917 nasceu em Surubim (PE) José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha. O comunicador iniciou sua carreira no rádio em 1943 com um programa chamado Rei Momo na Chacrinha, transmitido do estúdio de gravação da Rádio Niterói, situado em uma pequena chácara. É nesse momento que resolve adotar o apelido que o eternizou.
Já como Chacrinha, estreou na TV Tupi em 1956, chegando a apresentar quatro programas na emissora. Em 1967 foi contratado pela TV Globo, onde passou a comandar dois programas, Buzina do Chacrinha e Discoteca do Chacrinha. Mesmo com o sucesso dos programas, saiu da emissora em 1972 para voltar à TV Tupi, período seguido por uma passagem rápida pela TV Record e a contratação pela TV Bandeirantes.
Retornou à Globo em 1982, no programa de sábado à tarde Cassino do Chacrinha, seu maior sucesso na televisão. A enorme popularidade do programa de auditório era garantida por suas roupas engraçadas e espalhafatosas, misturados a um humor debochado pontuado pelos famosos bordões como o “Alô, Alô Terezinha!" ou “Vocês querem bacalhau?”. Além de apresentador consagrado, Chacrinha foi também compositor de diversas marchinhas de carnaval, sambas, forrós e jingles publicitários.
O “Velho Guerreiro” permaneceu no ar até seu falecimento, em 30 de junho de 1988, aos 70 anos. Seu último programa gravado foi ao ar no dia 2 de julho de 1988, dois dias após sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário