São Paulo - SP
Fotografia
O Theatro Colombo ficava no Largo da Concórdia e comportava quase 2 mil pessoas. O belo prédio com um interior maravilhoso foi inaugurado em 1908 pela Companhia Dramática Italiana de Antônio Bolognesi. Durante um tempo foi utilizado como cinema. No dia 19/07/1966, foi totalmente destruído por um incêndio. Anualmente eram recebidas companhias de ópera italianas. O público, na maioria operários(as) colocavam seus melhores trajes para assisti-las.
Bem antes do triste acontecimento citado acima, outro fato trágico: em 26/09/1952 foi montado um palco em sua entrada principal. Nele, Francisco Alves — o "Rei da Voz", cantou pela última vez.
A ironia: impressionado com a morte do "rei do tango", o argentino Carlos Gardel, temia o mesmo destino na hipótese de um acidente aéreo. Regressou ao Rio de Janeiro pela Via Dutra e na altura de Pindamonhangaba, seu carro se chocou com outro. O motorista foi lançado para fora mas Alves, preso ao veículo morreu carbonizado como Gardel.
A decadência do Largo da Concórdia envolveu a antiga casa de espetáculos. Por apresentar falta de segurança foi interditada em 1957. Chegou a funcionar como um mercado distrital. Em 1962 a prefeitura anunciou sua demolição que não aconteceu.
A foto principal do post é de um cartão postal da Edição Malusardi. As demais cenas — de origem desconhecida, mostram o incêndio em 1966.
Nenhum comentário:
Postar um comentário