domingo, 21 de janeiro de 2024

Rodoferroviária, 1972, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Rodoferroviária, 1972, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


A Rodoferroviária de Curitiba está instalada onde até o começo do século 20 funcionou a primeira usina termoelétrica de Curitiba, construída pelo engenheiro Leopoldo Starck, ainda no século anterior, e que atendeu a cidade até 1910. 
Em meados do século 20 a área foi adquirida pela União, que ali instalou as oficinas da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), fundada em 1957.
No início da década de 1970, a União repassou as terras à Prefeitura de Curitiba. 
Desde 1958, o atual Terminal Guadalupe, implantado pelo prefeito Ney Braga no Centro, servia como rodoviária às linhas de ônibus estaduais e interestaduais.
Por causa da demanda crescente de coletivos e passageiros, o Município agilizou estudos para a construção da Rodoferroviária, ocupando área previamente indicada pelo plano do urbanista francês Alfred Agache, de 1943, equivalente à da localização do chamado Pátio do Quilômetro 108 da RFFSA, no antigo bairro Capanema, hoje Jardim Botânico.
O novo terminal, projetado pelo arquiteto Rubens Meister e administrado pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, recebeu o primeiro ônibus rodoviário em 26 de outubro de 1972, mas foi oficialmente inaugurado em 13 de novembro de 1972, com a desativação da chamada "Rodoviária velha". 
O conjunto arquitetônico tem área total de 72.160 metros quadrados – 25,6 mil deles de área construída, e os 10 mil restantes de área verde.
Hoje, 25 empresas de ônibus com linhas estaduais e interestaduais ocupam o terminal. O movimento médio por dia é de 430 ônibus saindo e chegando, transportando, respectivamente, cerca de 10 mil passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário