Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quinta-feira, 7 de março de 2024
Capela da Glória e Casarão de Bernardo Augusto da Veiga, Curitiba, Paraná, Brasil
Capela da Glória e Casarão de Bernardo Augusto da Veiga, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
"Ainda ontem passei pela frente da antiga Capela da Glória e pude perceber que está sendo restaurada. Já não era sem tempo, afinal esse templo religioso, uma capela construída em 1895 como um templo particular, pelo Desembargador Ermelino de Leão e sua filha Maria Dolores Leão da Veiga (viúva de F. F. Fontana). Já foi palco de inúmeras celebrações que deixaram saudade nas famílias curitibanas, quando nela às quartas-feiras havia uma missa especial. Segundo consta, sua primeira missa foi rezada em 1896. Quanto ao casarão de linhas ecléticas, demolido para a construção de mais uma edificação sem qualquer personalidade, fica a incompreensão da razão pela qual pelo menos sua bela estampa não foi preservada (como a do Bosque Alemão). Poderia estar no meio de um jardim e servindo como ponto de acesso ao condomínio, até ocultando uma guarita, mas..."
Nota do blog 1: Há uma versão que diz que "a Capela da Glória foi construída exclusivamente por Maria Dolores Leão Fontana (enquanto viúva de Francisco Fasce Fontana), em memória do falecido marido e com o dinheiro dele herdado. Só mais tarde casou-se novamente e adotou o sobrenome Veiga". Essa informação é de um dos bisnetos de Maria Dolores e necessita confirmação.
Nota do blog 2: O presente post reproduz foto montagem e texto de Marcos Nogueira. Para quem não conhece, ele realiza minuciosas pesquisas e "reconstrói" edificações históricas com quase todos os detalhes originais, usando como base fotos de época, além de também inserir essas mesmas construções antigas em cenários atuais, mostrando onde eram localizadas. Um trabalho belíssimo que merece ser compartilhado e conhecido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário