quarta-feira, 17 de abril de 2024

"Buracão do Sacomã" / "Buraco do Sammarone", Sacomã, São Paulo, Brasil




"Buracão do Sacomã" / "Buraco do Sammarone", Sacomã, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

O buraco visto na imagem, aparentemente com status de "atração turística", é o local de onde extraiam barro/argila para a Cerâmica Saccoman, fundada por três irmãos franceses, que originou o nome e o bairro do Sacomã. 
Em 1923, após a morte de um deles e enfrentando dificuldades com a desaceleração das construções na época, os dois irmãos restantes resolveram voltar para a França, vendendo a firma e alguns bens para um funcionário, Américo Paschoalino Sammarone, que a manteve funcionando até 1956, com o nome de Cerâmica Ipiranga. 
Posteriormente a área foi modificada, com terrenos loteados e ampliação da Via Anchieta.
A localização do buraco mostrado na imagem é na atual praça Monte Azul Paulista. 
Para reforçar a afirmação, acrescento duas outras imagens: a primeira, um recorte de um mapa de 1930, que mostra a propriedade de Américo Sammarone no Sacomã. A segunda, de 1958, do Geoportal Memória Paulista, mostrando o tamanho e localização do buraco.
Nota do blog: Data e autoria da imagem principal do post não obtidas.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, lamento não ter imagens claras do casarão, era criança, nasci em 1957, era de nossa imaginação infantil que o imponente casarão era assombrado...
    Lembro que meu pai dizia que muitos jovens morreram no lago. Lembro também da cerca que protegia a Via Anchieta na sua ampliação. Das histórias do Sacomã, do alfaiate que não dormia e outras histórias.. Morava em frente do chamado "Ponto Fábrica" que. Ficava a

    ResponderExcluir