terça-feira, 23 de abril de 2024

Propaganda "Colégio e Escola Normal São José", 1986, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Propaganda "Colégio e Escola Normal São José", 1986, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

O estabelecimento, uma escola particular, era considerado por parte da população como uma escola de ensino fraco, apelidada maldosamente de "PPP" ("papai pagou, passou").  
Inclusive, na época tinha amigos que estavam sem esperança de passar de ano na escola pública devido as baixas notas obtidas, notas essas que dificilmente conseguiriam recuperar, acabaram pedindo transferência para o Colégio e Escola Normal São José como último recurso, e, milagrosamente, conseguiram "passar de ano" no último bimestre, segundo eles, sem muito esforço.
Fatos como esse acabaram gerando o apelido de "fábrica de diplomas" para o estabelecimento. 
Outra característica que lembro, é que o lugar era conhecido por receber parte dos alunos que acabavam expulsos das escola públicas, ficando conhecido como "depósito de tranqueiras".
Era propriedade do professor José Moreno Cabrerizo.
O colégio mantinha o 1º e 2º graus, magistério, técnico em contabilidade e supletivo.
Não sei dizer se a "fama" do lugar procedia ou não, apenas posso dizer que naquela época essas conversas existiam, sendo que presenciei algumas vezes.  
Não existe mais, era localizado na rua Lafaiete, número 1000. Posteriormente o prédio foi ocupado pela Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Ribeirão Preto (não sei dizer se continuam por lá).
Nota do blog: Anúncio publicado na revista "Revide", edição número 1, ano 1986 / Crédito da postagem para Cláudio Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário