terça-feira, 23 de abril de 2024

Fonte em Homenagem ao Fundador de Bonfim Paulista Francisco R. dos Santos Bonfim, Praça Barão do Rio Branco, Distrito de Bonfim Paulista, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil











Fonte em Homenagem ao Fundador de Bonfim Paulista Francisco R. dos Santos Bonfim, Praça Barão do Rio Branco, Distrito de Bonfim Paulista, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Distrito de Bonfim Paulista - Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 8 de maio de 1849, filho de Manoel Rodrigues dos Santos e de Rita Margarida da Silva.
No Brasil, estabeleceu residência a princípio na cidade de Resende/RJ, onde desenvolveu atividades como pequeno comerciante. Posteriormente transferiu-se para São Simão e por volta de 1886 para Cravinhos (região de Ribeirão Preto), onde tornou-se rico proprietário de terras e comerciante. Foi proprietário das seguintes fazendas: Limoeiro (São Simão), Bonfim (Cravinhos), Sapecado, Jardim, Santa Luzia, Boa Esperança, Santa Silvéria, Brasil e Fazendinha Bonfim.
Considerado o fundador de Bonfim Paulista, doou a Paróquia 10.000 metros quadrados para a construção da Capela do Senhor Bom Jesus do Bonfim, fundada em 1894, 1 alqueire para construção do cemitério e ½ alqueire para a construção da Estação Ferroviária (depoimento de sua neta Isabel Felix Bonfim Alagão).
Em 1894, doou para a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro um lote de terra para a construção de um viaduto para a passagem de trem.
Em 02 de junho de 1898, faleceu na cidade de Cravinhos, vítima de um atentado. Segundo seu inventário, deixou os seguintes filhos: Simeão, Urbano, Domingos e Valeriana, todavia seus descendentes se reportam a existência de um total de 11 filhos, entre os quais Gregória Bonfim (filha de Jacinta Tereza de Jesus). Texto da PMRP.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário