Distrito de Bonfim Paulista - Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 8 de maio de 1849, filho de Manoel Rodrigues dos Santos e de Rita Margarida da Silva.
No Brasil, estabeleceu residência a princípio na cidade de Resende/RJ, onde desenvolveu atividades como pequeno comerciante. Posteriormente transferiu-se para São Simão e por volta de 1886 para Cravinhos (região de Ribeirão Preto), onde tornou-se rico proprietário de terras e comerciante. Foi proprietário das seguintes fazendas: Limoeiro (São Simão), Bonfim (Cravinhos), Sapecado, Jardim, Santa Luzia, Boa Esperança, Santa Silvéria, Brasil e Fazendinha Bonfim.
Considerado o fundador de Bonfim Paulista, doou a Paróquia 10.000 metros quadrados para a construção da Capela do Senhor Bom Jesus do Bonfim, fundada em 1894, 1 alqueire para construção do cemitério e ½ alqueire para a construção da Estação Ferroviária (depoimento de sua neta Isabel Felix Bonfim Alagão).
Em 1894, doou para a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro um lote de terra para a construção de um viaduto para a passagem de trem.
Em 02 de junho de 1898, faleceu na cidade de Cravinhos, vítima de um atentado. Segundo seu inventário, deixou os seguintes filhos: Simeão, Urbano, Domingos e Valeriana, todavia seus descendentes se reportam a existência de um total de 11 filhos, entre os quais Gregória Bonfim (filha de Jacinta Tereza de Jesus). Texto da PMRP.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário