terça-feira, 18 de junho de 2024

Estátuas do Chafariz da Praça General Osório, Curitiba, Paraná, Brasil











 

Estátuas do Chafariz da Praça General Osório, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Texto 1:
A praça nasceu em 1874 e, em 1878, recebeu o nome de Largo Oceano Pacífico. 
É praça General Osório desde 1879. 
Elementos art nouveau foram incluídos em 1914, com a instalação do chafariz, com suas estátuas de nereidas (alguns dizem que são sereias) e um cisne trazidos da França. 
O chafariz, principal elemento decorativo da praça Osório, foi reformado nos anos 1960, ganhando iluminação e as pastilhas verdes.
Texto 2:
Segundo a mitologia grega, as Nereidas ou Nereides eram as 50 filhas (ou 100, segundo alguns relatos) de Nereu e de Dóris. Nereu compartilhava com elas as águas do mar Egeu.
As Nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas sempre prontas a ajudar marinheiros em perigo. Por sua beleza, assim como as sereias, as Nereidas também costumavam dominar o coração dos homens.
São representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas. Caminham sobre golfinhos ou cavalos-marinhos. Trazem à mão ora um tridente, ora uma coroa, ora um galho de coral. Algumas vezes representam-nas metade mulheres, metade peixes.
O único relato onde elas prejudicam os mortais consta do mito de Andrômeda. Segundo o mito, elas exigiram o sacrifício de Andrômeda como punição pelo fato de Cassiopeia, mãe da jovem, ter alegado ser mais bela que as Nereidas.
As Nereidas aparecem nas obras de Homero (Ilíada), Hesíodo (Teogonia), Higino (Fabulae), entre outros.
No folclore grego moderno, o termo “Nereida” se aplica não só às ninfas do mar mas a todas elas. Texto do Art, Literature and Fairytales.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário