domingo, 2 de junho de 2024

Fábrica da Toyota, Década de 60, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil




Fábrica da Toyota, Década de 60, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
São Bernardo de Campo - SP
Fotografia


A Toyota cumpriu a promessa e encerrou as atividades no ABC Paulista. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) produziu as últimas peças no dia 11/11/2023 e teve os portões fechados de forma definitiva no dia 16/11/2023.
Em nota, a Toyota confirmou que "finalizou o processo de transferência das operações" e que "a unidade de SBC deixa de operar".
O anúncio do fechamento aconteceu em abril de 2022. Na época, a Toyota disse que iria desativar a unidade de forma gradual até novembro de 2023 e que os 550 funcionários poderiam escolher entre a transferência para uma das fábricas da empresa no interior de São Paulo e um plano de demissão voluntária (PDV), ambos com condições especiais.
A fábrica de São Bernardo era a sede administrativa da Toyota e também produzia peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.
As outras unidades da Toyota no Brasil estão localizadas em Sorocaba, de onde saem Yaris e Corolla Cross, Indaiatuba, responsável pela produção do Corolla e Porto Feliz, onde são feitos motores.
Inaugurada em 1962, a fábrica de São Bernardo do Campo é uma das primeiras do país. Para a Toyota, tem importância ainda maior, já que marcou o início da expansão industrial - foi a primeira fora do Japão.
Naquela época, a marca decidiu que produziria o jipe Land Cruiser. Não conhece? É porque o modelo ficou conhecido como Bandeirante. Durante décadas, ele foi o único Toyota nacional. Até que nos anos 1990 a empresa resolveu construir uma nova fábrica e passar a produzir o Corolla no país. Texto de André Paixão / Auto Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário