quarta-feira, 24 de julho de 2024

Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil

 














Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Um símbolo de São Paulo completou, recentemente (2024), 92 anos: o Viaduto Boa Vista. 
Apesar de ocupar uma distância curta e quase não ser notado por quem passa diariamente por ele, este pequeno e belo viaduto foi inaugurado poucas semanas antes de eclodir a Revolução Constitucionalista de 1932, sendo o grande marco da gestão do prefeito Gofredo da Silva Teles, que governou a cidade somente naquele fatídico ano.
A importância desta obra não pode ser medida pela sua extensão, mas sim pela gigantesca praticidade que sua construção trouxe a locomoção de pessoas, bondes e automóveis no centro de São Paulo a partir daquele ano.
Sua construção resolveu o grande problema que era ir da região das ruas Florêncio de Abreu e Santa Ifigênia até o então Palácio do Governo, que ficava na praça João Pessoa (atualmente Pátio do Colégio), pois a ladeira General Carneiro dificultava a ligação. Por este motivo foi construído, deixando a ladeira intacta por baixo do viaduto.
A obra começou a ser planejada em 1914 e sua construção só iniciou, de fato, em 1928. 
Como a construção viria a receber um intenso tráfego de bondes e veículos, era necessário que o viaduto fosse bastante robusto. Para evitar problemas futuros, inúmeros testes de resistência da estrutura foram realizados, todos com sucesso, permitindo a inauguração do viaduto no dia 24/06/1932, sendo anunciando com bastante galhardia pelos principais jornais paulistanos à época.
A obra trouxe profundas transformações viárias na região central da cidade. O novo viaduto desafogou completamente o já saturado trânsito da rua XV de novembro, que até então era a principal ligação entre a praça da Sé e o vale do Anhangabaú, através do viaduto Santa Ifigênia, bem mais distante. 
Além disso, o novo caminho do centro impulsionou uma série de novos edifícios na região, como o vizinho ao viaduto, sede da Associação Comercial de São Paulo.
E não bastava o viaduto ser funcional, precisava ser uma bela obra arquitetônica pois estava localizado ao lado do então Palácio do Governo. E mesmo sendo uma obra de poucos metros, os engenheiros Gaucherry (cálculo) e Oswaldo Bratke (autor do projeto arquitetônico) projetaram uma bela construção em art déco, cujos traços podem ser observados com mais detalhes na parte inferior do viaduto e nas suas grades de ferro.
Hoje, quase um século depois da sua inauguração, o Viaduto Boa Vista continua sendo uma importante via de tráfego da região central, além de um belo local para fotografias.
Nota do blog: Créditos de texto e imagens para Douglas Nascimento / Foram efetuadas algumas adaptações no texto para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário