quinta-feira, 25 de julho de 2024

Retirada dos Trilhos, 1976, Praça Francisco Prestes Maia, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



 

Retirada dos Trilhos, 1976, Praça Francisco Prestes Maia, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


As duas imagens mostram trabalhadores retirando trilhos ferroviários remanescentes da praça Francisco Prestes Maia (também conhecida como praça do Pronto Socorro), em 1976, dois meses antes da inauguração do atual terminal rodoviário.
Tal retirada foi a "pá de cal" na memória ferroviária da cidade, que naquele trecho havia começado a ser destruída quase 10 anos antes, com a (criminosa) demolição da antiga estação ferroviária Ribeirão Preto, através de uma sórdida campanha difamatória criada por políticos e imprensa (especialmente pelo político Welson Gasparini e o jornalista Antônio Machado Sant’Anna).
Enganaram a população ribeirãopretana, especialmente os moradores da Vila Tibério, dizendo que a antiga estação ferroviária causava problemas de saúde pública (usavam expressões como "antro de imundície", "triângulo da malária", etc), além de prometer que as demolições iriam trazer desenvolvimento ao bairro. 
Continuando a história, a campanha difamatória acabou dando certo, a população comprou a ideia (estapafúrdia) de que destruir a memória ferroviária da cidade era "bom negócio", e assim as demolições foram efetuadas.
O resultado dessas demolições foi exatamente o oposto do esperado: grande parte dos moradores que antes compravam produtos na Vila Tibério, passaram a comprar na região central, em razão da facilidade de tráfego que não existia antes. 
E, como se isso não fosse suficiente, Ribeirão Preto destruiu a memória do principal fator histórico responsável pelo seu desenvolvimento (a estação ferroviária Ribeirão Preto da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro).
Concluindo, se alguém, por mais improvável que seja, achar que demolir tal patrimônio foi bom para a cidade, convido a visitar o local nos dias de hoje, quase 60 anos após essa jeguice. E já informo o que vai encontrar: o local está degradado, vandalizado, sujo, servindo de moradia para desabrigados, consumo de drogas, álcool e prostituição. 
Nota do blog: Data 1976 / Crédito das imagens para Denis W. Esteves / Crédito da postagem para Shlomo Efraim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário