quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Torre Panorâmica, Curitiba, Paraná, Brasil






Torre Panorâmica, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia



Este atrativo é uma torre de telefonia que fica a mais de 100 metros de altura e de onde se tem uma vista em 360º da cidade.
Do mirante é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento. Também dá para visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e arredores da cidade.
Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.
Já no térreo há o Museu do Telefone, na entrada da Torre, com vários aparelhos que contam a evolução da telefonia, além de um Posto de Informações Turísticas.

Praça das Pinhas / Praça Else Schiller Otte, Curitiba, Paraná, Brasil







Praça das Pinhas / Praça Else Schiller Otte, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


Completamente restaurada, a praça Else Schiller Otte, atualmente denominada praça das Pinhas, recebeu um belo mural artístico representando as araucárias, suas pinhas e pinhões, enaltecendo o símbolo do estado. 
O espaço fica atrás do Colégio Brandão, entre as ruas Ivo Leão e Campos Sales, no Alto da Glória.
A obra original é uma refinada ilustração botânica da artista curitibana Ana Deliberador, ampliada em placas de cerâmica pelo muralista Rômulo Lass. 
Além do mural, também foi feito um canteiro redondo com bancos, nova iluminação, rampas de acessibilidade, calçada de asfalto e paisagismo. Texto da Tribuna do Paraná.
Nota do blog: Imagens de 2022.

Edifício dos Correios e Telégrafos / Agência Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil











Edifício dos Correios e Telégrafos / Agência Central, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog 1: O prédio precisa de manutenção/cuidados. Nas imagens percebe-se sujeira e até um princípio de fogo, provavelmente causado por moradores de rua. Tal situação de falta de manutenção/cuidados é o padrão da maioria dos prédios históricos do centro de Ribeirão Preto.
Nota do blog 2: Imagens de 2022.

 

sábado, 14 de janeiro de 2023

Estátua de Gabriel de Lara, Curitiba, Paraná, Brasil

 









Estátua de Gabriel de Lara, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


Estátua de Gabriel de Lara, localizada no Largo Helena Stadler de Souza.
A placa de azulejos no pedestal diz o seguinte:
"Gabriel de Lara:
Como Capitão-Povoador, chegou à Paranaguá por
volta de 1640, onde, seis anos depois, erguei o
pelourinho e comunicou , à Câmara de São Paulo, a
descoberta de minas de ouro na região. Em 1647,
requereu a instalação da Vila de Nossa Senhora do
Rosário de Paranaguá, das Justiças e da Câmara.
Com a criação da Capitania de Paranaguá, em
1656, foi nomeado seu Capitão-Mor, Ouvidor e
Alcaide-Mor, com jurisdição sobre o planalto.
Exercendo autoridade em nome do Rei, autorizou o
levantamento do pelourinho de Curitiba em 1668."
O autor da escultura é Elvo Benito Damo.

Palácio Avenida, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Palácio Avenida, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Igreja de São Francisco de Paula, Curitiba, Paraná, Brasil

 


















Igreja de São Francisco de Paula, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog 1: Localizada na rua Desembargador Motta, 2500.
Nota do blog 2: Imagens de 2022.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Asfaltamento da Rua Cândido Lopes, Setembro de 1954, Curitiba, Paraná, Brasil


 



Asfaltamento da Rua Cândido Lopes, Setembro de 1954, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Obras de asfaltamento da Rua Cândido Lopes, a Biblioteca Pública do Paraná estava sendo finalizada, além de outras construções no entorno.

Entrega de Ônibus Para a CMTC, Setembro de 1946, São Paulo, Brasil

 


Entrega de Ônibus Para a CMTC, Setembro de 1946, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Detalhe para a direção "cidade", que era como as pessoas chamavam o centro naquela época, o local que elas iam passear, fazer compras, etc.

Os Prédios Tortos de Santos, São Paulo, Brasil

 










Os Prédios Tortos de Santos, São Paulo, Brasil
Santos - SP
Fotografia


Na década de 1970 edifícios da Orla de Santos, em São Paulo, começaram a entortar, causando curiosidade nos moradores e visitantes da cidade. Esse fenômeno pode ser visto como resultado de um processo de urbanização rápida e desregulada, que se manifesta em uma questão técnica da construção dos edifícios.
Santos, uma das maiores cidades do litoral paulista, com uma população estimada de mais de 430 mil habitantes (IBGE 2020), localizada na região metropolitana da Baixada Santista e próxima à cidade de São Paulo, foi uma das primeiras vilas a serem desenvolvidas após a colonização portuguesa do século XVI. Antes disso, porém, seu território era intensamente tomado pelo bioma da Mata Atlântica e ocupado por povos indígenas, como os Guarani Mbya e Tupi-Guarani.
Este território foi colonizado logo no início dos anos 1530, junto de sua vizinha São Vicente, e tempos depois, por conta de sua localização geográfica, se tornou uma vila portuária. Apesar do status e das expectativas da época, as condições geográficas da área não ofereceram condições para a vila evoluir naquele momento. O solo de planície, conformado majoritariamente por areia e argila que inundava periodicamente, somado às condições naturais dos ecossistemas encontrados, como os mangues, dunas, restingas, e ainda à topografia íngreme do entorno, impossibilitaram o desenvolvimento da agricultura a partir da práxis dos colonos.
Dessa forma, Santos só evoluiu de vila para cidade no século XIX, a partir da economia cafeeira quando o porto se tornou fundamental para a economia da época. Apesar de se passarem quase três séculos, o crescimento da vila foi rápido e concentrado. “O número de habitantes aumentava a cada dia, mas a cidade não tinha sistema de esgoto nem casas suficientes para abrigar toda a população. As condições de higiene e salubridade ficaram altamente comprometidas, propiciando o aparecimento de doenças de caráter epidêmico”. Assim como o crescimento populacional, o espalhamento pela cidade também seguiu esse mesmo fluxo, crescendo sem controle e sem medidas sanitárias e urbanísticas.
Devido a esse crescimento acelerado, não só populacional, mas também do tecido urbano, a cidade passou por importantes transformações a partir do final do século XIX, com a reforma do porto e o plano de saneamento da cidade, encabeçado por Saturnino de Brito. Outras grandes obras que transformariam a ocupação na cidade foram a construção da Estrada da Maioridade, que conectava Santos a São Paulo e que posteriormente seria chamada de Via Anchieta, e o Plano Regulador da Cidade, de 1951, orientado por Prestes Maia.
Todas essas intervenções da engenharia e do poder público foram feitas a partir do interesse comercial de desenvolver a cidade e a região. É a partir dessas obras que se estabelecem as condições necessárias para a expansão urbana da cidade de Santos, e é somente nesse momento, entorno da década de 1940, que os habitantes começam a ocupar as orlas das praias com palacetes usados pela elite como casas de veraneio, os quais, pouco tempo depois foram substituídos por edifícios altos com vista para o mar.
"A orla foi inicialmente renovada com edifícios que correspondiam a um programa arquitetônico de beira mar, mas que notadamente traziam consigo os traços da nova arquitetura. É um momento ímpar de crescimento econômico da cidade e de transformação urbana a partir dos anos 1940, acompanhado de uma mudança estética sem precedentes."
Dentre exemplares modernos e ecléticos, a orla de Santos foi se caracterizando com edifícios altos ao longo dos anos 1950 e 1960, enquanto a cidade se tornou importante ponto turístico das férias da sociedade de classe média paulistana. Esse avanço nas construções na orla, porém, teve consequência que podem ser vistas até hoje.
Durante a década de 1970, alguns desses edifícios da orla foram “entortando” em direções e angulações variadas, grandes o bastante para serem vistas a olho nu. O fenômeno dos “prédios tortos de Santos” foi noticiado nacionalmente, e se tornou um marco da cidade, despertando a curiosidade de moradores e turistas e constituindo-se como elemento da paisagem urbana. Esse fenômeno, porém, tem uma justificativa técnica que relaciona a natureza geográfica do lugar com as decisões políticas e técnicas da época.
O "entortamento" dos prédios da orla de Santos é causado pelo recalque que suas fundações sofreram devido à movimentação nas camadas de solo onde foram implantadas. O recalque consiste na movimentação de um ou mais pilares ou fundações de uma edificação, deixando-a torta. A fundação de um edifício deve encontrar uma camada de solo rígida para se apoiar, o que é possível constatar a partir de sondagens e análises daquele local. Em edifícios altos, a depender do solo, as fundações chegam a mais de 50 metros de profundidade.
As fundações dos edifícios tortos de Santos foram construídas em uma época onde o conhecimento técnico de construções em altura ainda era pouco desenvolvido. Havia também grande interesse econômico em construir muito e rápido, o que resultou em edifícios com fundações rasas, de 3 ou 4 metros, que tocam apenas a primeira camada de solo: uma areia fina e argilosa, relativamente firme. A grande questão é que abaixo desta areia firme há uma camada de areia fina siltosa, mais mole que a primeira camada. Esta camada, ao ser exposta a uma série de estresses causados pelo volume de construções, começou a se movimentar, ocasionando o recalque das fundações rasas dos edifícios da orla.
Diversos estudos e tentativas foram feitas para resolver o problema, desde introdução e intervenção nas fundações existentes, até a retirada do solo mole. Porém, com o passar do tempo, e apesar de alguns resultados positivos dessas intervenções, os edifícios foram ficando cada vez mais tortos e, apesar disso, ainda continuaram sendo habitados. As consequências desse período continuam até hoje, como pode ser visto nesta reportagem de 2012 que traz uma leitura da situação atual: “Segundo o levantamento, das 651 edificações, 65 precisam de uma análise mais detalhada por possuir uma inclinação entre 0,5m a 1,8m. Esses prédios, que reúnem 2.832 apartamentos, abrigam 16.590 pessoas, cerca de 3% da população da cidade”.
O caso dos edifícios tortos de Santos nos traz três pontos importantes para serem ponderados. Primeiramente, é importante destacar a importância de todas as disciplinas complementares em uma construção, especialmente no caso de edifícios em altura. Para além do projeto de arquitetura, para o qual convergem todos os outros, é importante se ater às especificidades dos projetos complementares – como, por exemplo, o de fundações, estrutura, elétrica e hidráulica – o que faz da etapa de compatibilização uma das mais importantes no processo de projeto.
Outro ponto é a importância de se levantar informações sobre o local onde se irá construir. Apesar dos atrasos técnicos do contexto dos edifícios tortos, o caso mostra como é importante executar todos os testes e análises necessários para se desenvolver um projeto seguro. Por último, este caso lança luz sobre os processos urbanísticos que ocorrem de forma desregulada e veloz, comuns no Brasil, e seus diversos impactos nas cidades e na vida das pessoas, colocando em cheque os processos que prezam mais pela velocidade das obras do que pela qualidade dela.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A Copa do Mundo e o Radinho de Pilha - Artigo


 

A Copa do Mundo e o Radinho de Pilha - Artigo
Artigo


Durante um longo período, não havia outra forma de torcer a não ser pelo rádio. A primeira transmissão de um jogo de Copa do Mundo em cadeia nacional de rádio foi em 1938, durante o mundial realizado na França. Foi um jogo entre Brasil e Polônia, vencido por nós por 6 a 5. Nas primeiras edições da Copa do Mundo, para ver os jogos, os torcedores deveriam aguardar a exibição de trechos das partidas em alguns cinemas.
Os primeiros televisores chegaram ao Brasil no início dos anos 1950 e, com isso, no final da década, já era possível assistir aos videoteipes dos jogos das copas pela televisão. Com a impossibilidade da transmissão ao vivo, só era possível assistir às partidas com mais de um dia de atraso. O rádio continuava a ser o principal modo de acompanhar a atuação da seleção brasileira. Somente na Copa do Mundo do México, em 1970, os jogos passaram a ser transmitidos ao vivo, via satélite, para todo o planeta.
Na imagem, torcedor acompanha pelo rádio a partida Brasil x Espanha, válida pela Copa do Mundo do Chile. Rio de Janeiro, 6 de junho de 1962.
Nota do blog: Jamais vou deixar de acompanhar jogos de futebol pelo rádio, para mim sempre vai ser a forma mais prazerosa de acompanhar o esporte. As transmissões são mais honestas, emocionantes, informativas e divertidas do que as da televisão (além dos profissionais que atuam no rádio serem, na imensa maioria dos casos, mais competentes).