quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Falso Cartaz de Propaganda de Imigração Italiana, "Terre In Brasile Per Gli Italiani" - Anônimo

                                                       
Falso Cartaz de Propaganda de Imigração Italiana, "Terre In Brasile Per Gli Italiani" - Anônimo
Cartaz / Poster

Esse cartaz nunca existiu. 
Foi criado por alguém, talvez como brincadeira, postado na Internet, e, desde então, vem sendo usado como exemplo de propaganda para atrair imigrantes italianos para o Brasil, tendo vários sites e publicações embarcado nessa falsificação. 
É exemplo inequívoco de como devemos ter cuidado com o que encontramos pela Internet.
Algumas evidências da falsicação:
* O texto em italiano do cartaz é grotesco/risível;
* Não há menção do autor da propaganda no cartaz;
* Algumas fontes de letras utilizadas no cartaz não existiam na época;
* Não há registro histórico da existência do cartaz em nenhum site, museu, companhia de navegação ou instituição imigratória;
* Aspecto de um trabalho de colagem e xerox;
* Padrão de qualidade gráfico tosco, não condizente com os cartazes da época.
Nota do blog: Curiosamente, é, até hoje, o post mais visualizado do blog...rs.

8 comentários:

  1. É uma surpresa saber que aquele anúncio (Terre in Brasile per gli Italiani) destinado a atrair italianos para emigrarem para o Brasil seria falso. Como chegou a essa conclusão? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luiz. Sim, é falso. São várias referências, como por exemplo o uso de tipos de letras que nem existiam na época (letras do Word do Windows), que só seriam criadas 100 anos depois, a não existência de nenhuma referência histórica do mesmo, etc. Inclusive existe uma pesquisadora que o divulgou sem saber. Quando questionamos a mesma sobre a fonte, ela encerrou a conversa com vergonha...rs. É mais falso que nota de 3 reais...rs.

      Excluir
    2. Quase esqueci: Outro fato é a inexistência de citação da cia. de navegação responsável pelo cartaz. Se você pesquisar, verá que esse tipo de cartaz era sempre patrocinado por uma empresa de navegação. Sem ela, qual o objetivo da propaganda?

      Excluir
    3. Finalizando, fora isso tudo, o cartaz é bem mal feito, o que não era condizente com os da época, que tinham que ser bonitos para impressionar (enganar) o imigrante e convencê-lo a imigrar.

      Excluir
  2. Pois este cartaz está nos livros escolares dos meus filhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezados. Como pesquisador deste êxodo do qual descendo, há uma informação de que o cartaz está de posse da historiadora Assunta de Paris. Quanto à grafia, tem-se que foi escrito por brasileiros. Obrigado. Daltro Souza D'Arisbo. daltrodarisbo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas segundo a pessoa que diz ter o tal cartaz apenas. Já pesquisamos sobre isso. A mesma já foi contactada pelo blog e por várias membros de comunidades de cidadania italiana no Facebook acerca do mesmo. Quando viu que era falso, não mais retornou aos contatos. Houve vários debates a respeito. Tentamos até pelo site da prefeitura de uma cidade gaúcha que o tinha colocado por indução da referida senhora. Tanto via email como via fone. Isso só nos deixa ainda mais certos de que o cartaz é falso. Uma montagem clara. Abração.

      Excluir