Falso Cartaz de Propaganda de Imigração Italiana, "Terre In Brasile Per Gli Italiani" - Anônimo
Cartaz / Poster
Esse cartaz nunca existiu.
Esse cartaz nunca existiu.
Foi criado por alguém, talvez como brincadeira, postado na Internet, e, desde então, vem sendo usado como exemplo de propaganda para atrair imigrantes italianos para o Brasil, tendo vários sites e publicações embarcado nessa falsificação.
É exemplo inequívoco de como devemos ter cuidado com o que encontramos pela Internet.
Algumas evidências da falsicação:
* O texto em italiano do cartaz é grotesco/risível;
* Não há menção do autor da propaganda no cartaz;
* Algumas fontes de letras utilizadas no cartaz não existiam na época;
* Não há registro histórico da existência do cartaz em nenhum site, museu, companhia de navegação ou instituição imigratória;
* Aspecto de um trabalho de colagem e xerox;
* Padrão de qualidade gráfico tosco, não condizente com os cartazes da época.
Nota do blog: Curiosamente, é, até hoje, o post mais visualizado do blog...rs.
Nota do blog: Curiosamente, é, até hoje, o post mais visualizado do blog...rs.
É uma surpresa saber que aquele anúncio (Terre in Brasile per gli Italiani) destinado a atrair italianos para emigrarem para o Brasil seria falso. Como chegou a essa conclusão? Grato.
ResponderExcluirBom dia, Luiz. Sim, é falso. São várias referências, como por exemplo o uso de tipos de letras que nem existiam na época (letras do Word do Windows), que só seriam criadas 100 anos depois, a não existência de nenhuma referência histórica do mesmo, etc. Inclusive existe uma pesquisadora que o divulgou sem saber. Quando questionamos a mesma sobre a fonte, ela encerrou a conversa com vergonha...rs. É mais falso que nota de 3 reais...rs.
ExcluirQuase esqueci: Outro fato é a inexistência de citação da cia. de navegação responsável pelo cartaz. Se você pesquisar, verá que esse tipo de cartaz era sempre patrocinado por uma empresa de navegação. Sem ela, qual o objetivo da propaganda?
ExcluirFinalizando, fora isso tudo, o cartaz é bem mal feito, o que não era condizente com os da época, que tinham que ser bonitos para impressionar (enganar) o imigrante e convencê-lo a imigrar.
ExcluirPois este cartaz está nos livros escolares dos meus filhos!!!
ResponderExcluirFalta de revisão e pesquisa dos autores...
ExcluirPrezados. Como pesquisador deste êxodo do qual descendo, há uma informação de que o cartaz está de posse da historiadora Assunta de Paris. Quanto à grafia, tem-se que foi escrito por brasileiros. Obrigado. Daltro Souza D'Arisbo. daltrodarisbo@gmail.com
ResponderExcluirSim, mas segundo a pessoa que diz ter o tal cartaz apenas. Já pesquisamos sobre isso. A mesma já foi contactada pelo blog e por várias membros de comunidades de cidadania italiana no Facebook acerca do mesmo. Quando viu que era falso, não mais retornou aos contatos. Houve vários debates a respeito. Tentamos até pelo site da prefeitura de uma cidade gaúcha que o tinha colocado por indução da referida senhora. Tanto via email como via fone. Isso só nos deixa ainda mais certos de que o cartaz é falso. Uma montagem clara. Abração.
Excluir