terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Museu da Cidade, Brasília, Distrito Federal, Brasil





Museu da Cidade, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Brasília - DF
Fotografia


O Museu da Cidade é um museu brasileiro de Brasília, capital do Brasil, o mais antigo da capital, integrando o Centro Cultural Três Poderes.
Seu desenho é de Oscar Niemeyer. O museu foi concebido para preservar a história da construção da capital, sendo inaugurado em 21 de abril de 1960 com a presença do presidente Juscelino Kubitschek, no mesmo dia que Brasília foi inaugurada, quando Guilherme de Almeida leu seu poema laudatório "Prece Natalícia de Brasília".
O Museu da Cidade representa também a transferência oficial da capital do Brasil para Brasília. Antes, a capital pertencia ao Rio de Janeiro.
Pelo seu contexto histórico, o museu nos convida a conhecer a história da cidade e como ela foi construída, na década de 50, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
Na fachada leste existe incrustada uma grande cabeça de Juscelino, de autoria de José Alves Pedroza, e está inscrita a célebre frase do presidente: "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino". Na fachada oeste foi gravada uma cronologia do processo de interiorização da capital entre 1789 e 1960, destacando algumas datas significativas. O interior guarda fotos históricas em exposição permanente, com inscrições nas paredes relativas a fatos importantes, e há espaços para exposições temporárias. Frases históricas estão marcadas nas paredes internas e externas. Elas foram traduzidas para o inglês e o braile. O museu foi tombado pelo governo do Distrito Federal em 28 de abril de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário