Aquela Canção do Roberto...Roberto Carlos e a Educação Sentimental do Povo Brasileiro, Brasil - Artigo
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Já em 1968, quando ainda não se falava em bens imateriais, a
canção de Roberto Carlos era tombada como patrimônio histórico pela turma da
Tropicália. Mais especificamente pela música "Baby", de Caetano
Veloso, gravada por Gal Costa: "Você precisa/ Tomar um sorvete/ Na
lanchonete/ Andar com a gente/ Me ver de perto/ Ouvir aquela canção do
Roberto."
Àquela altura, a partir de 1963, ele já tinha emplacado
sucessos como "Splish, Splash", "Parei na Contramão",
"Quero Que Vá Tudo pro Inferno", "Querem Acabar Comigo",
"Eu Estou Apaixonado por Você", "Namoradinha de um Amigo
Meu", "Como É Grande o Meu Amor por Você", "Se Você
Pensa", "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo" e muitas outras canções que
embalavam as jovens tardes de domingo e nas quais ele conjugava o verbo
"amar" como poucos sabiam fazer.
O Rei nasceu cacique no Dia do Índio (também natalício de
Getúlio Vargas), 19 de abril de 1941, na antiga Rua Índios Crenaques, em
Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. Fazer música era tudo o que queria e,
já aos 14 anos, em 1955, estreava na Rádio Cachoeiro.
Mudou-se para Niterói logo depois e foi tentar a sorte no
programa de calouros da Rádio Nacional, A Hora do Pato.
Em 1957, conheceu uma turma braba da Tijuca, bairro da Zona
Norte do Rio, que incluía Tim Maia e Erasmo Carlos. O lance da hora era o
rock-and-roll, mas Roberto admirava João Gilberto e começou sua carreira como
crooner na boate do Hotel Plaza, em Copacabana.
Convidado por Carlos Imperial para o programa Clube do Rock, da
TV Tupi, era apresentado como "o Elvis brasileiro". Em 1959, gravou o
primeiro compacto, "João e Maria/Fora do Tom"; em 1961, lançou o
primeiro LP, Louco por Você, que nunca foi reeditado por opção do próprio RC.
O sucesso, mesmo, veio com o programa Jovem Guarda, estreado na
TV Record de São Paulo numa tarde de domingo, 22 de agosto de 1965, para
preencher o buraco deixado pela proibição da transmissão de jogos de futebol ao
vivo. Os álbuns se sucederam e também os filmes, inspirados na fórmula dos
Beatles: Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o
Diamante Cor de Rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 km por Hora (1971), todos
dirigidos por outro Roberto, o Farias.
A receita do bom Rei continuava simples: canções de amor
juvenis, com um leve tempero de rebeldia ao gosto dos inconformistas anos 60.
Algo mudou, porém. A partir do AI-5, em dezembro de 1968, muitos jovens que
protestavam contra a ditadura partiram para a clandestinidade, enfrentando a
prisão e a tortura. Os artistas mais contestadores também tiveram problemas,
não só com a censura.
Caetano e Gil partiram para o exílio em Londres; Chico Buarque
se mandou para Roma. Chico teve de se esconder sob o pseudônimo de Julinho da
Adelaide para publicar alguns de seus sambas mais ousados. Ou recorrer a
parábolas e à linguagem cifrada para dar o seu recado, como em "Apesar de
Você" e "Cálice".
Roberto saiu pela tangente. Entre os contestadores e os
hippies, ficou com "os filhos da flor" e seu misticismo religioso.
Além de adotar em seus modos e modas uma versão domesticada do look hippie, ele
compôs em 1970 "Jesus Cristo", um verdadeiro hino de exaltação da via
pacifista, em oposição à subversão armada. Uma recente pesquisa do jornal O
Estado de S. Paulo sobre as dez maiores canções de Roberto Carlos consagrou em
primeiro lugar "Detalhes", com 25,2% da votação total. Esta canção de
1971 é uma espécie de resumo de todas as canções adolescentes da década
anterior.
Roberto a esta altura já estava com 30 anos, mas a canção é
admirável, uma fusão perfeita de letra e música, tornando universais detalhes
como "o ronco barulhento do seu carro, a velha calça desbotada ou coisa
assim", "os erros do meu português ruim" e coroada pelo resumo
da ópera: "Detalhes tão pequenos de nós dois são coisas muito grandes para
esquecer."
Talvez Roberto amenizasse assim as cicatrizes sociais dos Anos
de Chumbo, na verdade, foram Anos de Sangue, esforçando-se para continuar
surfando na onda romântica. Ironicamente, o homem que sabia tudo sobre amor,
não foi feliz em suas escolhas. Do casamento com Cleonice (Nice) Rossi em Santa
Cruz de la Sierra, na Bolívia (ela era desquitada), nasceram os filhos Roberto
(Segundinho) e Luciana. A relação, prejudicada pela carreira intensa, durou dez
anos. Roberto uniu-se a seguir com a atriz Myrian Rios (outros dez anos de
solidão a dois) e, em 1996, casou com aquela que seria a mulher da sua vida,
Maria Rita, mas ela morreu três anos depois de câncer.
Apesar das desditas, o discurso do Rei prosseguiu, romântico e
envolvente, embrulhado na cor azul do céu, cor que se tornaria uma
obrigatoriedade no mundo que o cerca: roupas, cortinas do palco, cenários,
capas de álbuns, impressos de divulgações e uma série interminável de detalhes.
A segunda canção de Roberto Carlos mais querida, na pesquisa do Estadão, foi,
surpreendentemente, Como É Grande o Meu Amor por Você", do jurássico 1967.
Já a terceira, "Emoções", se tornou, nos últimos anos, uma espécie de
canção-manifesto, a Suma Ontológica de Roberto Carlos. Há tempos costuma ser a
abertura e o fechamento dos seus shows, uma espécie de balanço de vida.
"Sei tudo o que o amor é capaz de me dar. Eu sei, eu já sofri, mas não
deixo de amar. Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi."
Ao completar quase 80 anos, Roberto Carlos, como nos seus
recentes cruzeiros musicais, segue seu curso e navega num mar de canções,
pairando sereno acima do bem e do mal.
Texto da Gazeta do Povo.
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