quarta-feira, 3 de junho de 2020

Trem Húngaro Ganz-Mavag, Estação da Luz, São Paulo, Brasil


Trem Húngaro Ganz-Mavag, Estação da Luz, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

O ano de 1973 marca a chegada das primeiras unidades, desembarcadas no porto do Rio de Janeiro na 1ª quinzena de dezembro.
De origem húngara, fabricados pela companhia Ganz-Mavag de equipamentos ferroviários, custaram Cr$ 50 milhões — incluídas peças sobressalentes para reposição —, conforme a Revista Ferroviária de 71/Dez.
A aquisição incluiu 12 trens-unidade diesel-hidráulicos (TUDH), assim distribuídos:
6 TUDHs para a 6ª Divisão — Central, bitola 1,60 m, cada um com capacidade para 216 passageiros
6 TUDHs para a 13ª Divisão — Rio Grande do Sul, bitola 1,00 m, cada um com capacidade para 120 passageiros
Na 13ª Divisão, iriam substituir o Minuano, ou "Trem Pampeiro".
Na 6ª Divisão, deviam substituir os carros e automotrizes Budd, prioritariamente no trecho Rio – São Paulo.
Na prática, porém, as coisas se passaram um pouco diferentes, mostrando que não foi uma boa escolha devido o projeto Ganz-Mavag ter sido dimensionado para trechos planos, diferente do que se encontrava por aqui.
Nota do blog: Desconsiderar a data de 1970 constante na imagem. O governo anunciou a importação destes trens em Outubro de 1973 e os mesmos começaram a operar em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário