quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Estação da Cantareira, São Paulo, Brasil



 

Estação da Cantareira, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

A estação original da Cantareira situava-se na rua São Caetano, junto à ponte sobre o rio Tamanduateí, próximo ao Convento da Luz. Era chamada de São Caetano ou de Parada Zero.
Em 1904, atendendo aos apelos da população, que achava o ponto de saída do trem para a Cantareira muito longe da cidade (lembrar que a cidade era muito menor na época), foi então construída uma estação junto ao mercado da época, também às margens do rio Tamanduateí, na Várzea do Carmo (atual Parque Dom Pedro II) ao lado do Mercado Municipal (que não se tratava do atual mercado, cujo prédio foi construído no mesmo local do mercado velho, em 1932). Para atingir a nova estação, os trilhos foram estendidos pela rua da Cantareira.
Ela tinha uma ligação por trilhos com a estação do Pari, da SPR, ramal utilizado para o transporte de materiais para o reservatório da Cantareira, no Tremembé, ponto final da linha.
Em 25/12/1918, a estação foi substituída por outra, com o nome Tamanduatehy, no cruzamento da rua da Cantareira com a rua João Teodoro, retornando assim a estação para próximo do seu local original.
A estação desativada teve sua demolição autorizada em 1920.
Na primeira foto vemos a estação original. Na segunda imagem, a segunda estação que foi demolida em 1920. Infelizmente não sobrou vestígio algum das duas, apenas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário