Chevrolet Onix, Brasil
Fotografia
Líder por 27 anos, o VW Gol se manteve no topo com a fama de robusto e confiável. Bastaram cinco recalls em três anos para perder a vaga para o Chevrolet Onix, que assumiu o posto em 2015 e se mantém nele até hoje.
Apresentado na linha 2013, é o maior sucesso da GM nos últimos anos. Como o Gol, ele não chega a ser referência no segmento, mas reúne qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média.
Com a plataforma de Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto. O acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados, ficando atrás só do festejado Hyundai HB20.
Mesmo defasados, os motores 1.0 (80/78 cv) e 1.4 (106/98 cv) receberam atualizações nos últimos tempos, mantendo marcas satisfatórias de desempenho e consumo. Todas as versões trazem ABS, airbags, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura. Fuja do básico LS, que tem só kit visibilidade (limpador e desembaçador) e ar-quente: nele, o ar-condicionado não há nem como opcional.
A versão mais procurada é a LT: alarme, maçanetas e espelhos pintados e travas e vidros (dianteiros) elétricos. De opcional, ar-condicionado e o aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque. A versão 1.4 LT já vem com rodas de liga aro 15, e a top LTZ acrescenta ar, aro 15, vidro traseiro elétrico, MyLink, farol de neblina, espelho elétrico e computador de bordo.
A maior novidade do modelo 2014 foi o câmbio automático de seis marchas, o mesmo de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze.
O Onix redefiniu os conceitos de robustez: na frota de Longa Duração, ele rodou 60.000 km sem problemas no motor, câmbio e suspensão. A carroceria mostrou solidez e se manteve livre de infiltrações de água e poeira.
A leve reestilização de 2016 não comprometeu a aceitação dos usados, já que boa parte ainda está na garantia de três anos. Atenção na rede autorizada, que continua impondo serviços desnecessários e muitas vezes não tem peças de reposição a pronta entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário