domingo, 27 de dezembro de 2020

Escola Estadual Otoniel Mota, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



Escola Estadual Otoniel Mota, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Com inauguração solene em 1 º de abril de 1907, esse foi o primeiro ginásio do interior e o terceiro do Estado, criado por decreto legislativo de 27 de dezembro de 1906. O ato da inauguração foi presidido pelos drs. Jorge Tibiriçá, Presidente do Estado, e Gustavo de Oliveira Godoy, Secretário do Interior.
Funcionou provisoriamente em um prédio espaçoso, alugado pela Câmara Municipal, com dotação material feita pelo governo estadual. No ano de 1907, foi oferecido apenas o 1º ano do curso, para o qual requereram matrícula 77 alunos, dos quais apenas 45 conseguiram a habilitação nos exames de suficiência. Desses, foram aprovados 16 alunos, em todas as matérias, nos exames finais de promoção na primeira época. Em 31 de dezembro de 1907, era diretor o sr. Antonio Rodrigues Alves Pereira, e o secretário era Augusto Ribeiro de Loyolla. Os professores: Othoniel Mota, de Português; Joaquim de Macedo Bittencourt, de Francês; João Pedro da Veiga Ciranda, de Italiano; Fábio de Sá Barreto, de Aritmética e Álgebra; Sr. Renato Jardim, de Geografia e Cosmografia; Francisco Eusébio de Aquino Leite, de Desenho; Otto Beust, de Ginástica e Exercícios Militares.
Juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior , seu prédio foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico , Artístico e Turístico do Estado de São
Paulo ( CONDEPHAAT) , pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 07/08/2002, páginas 1 e 52 .
Nota do blog: Imagem de 1920 / Photographia Lami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário