sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Rua da Matriz, 1958, Recife, Pernambuco, Brasil


 

Rua da Matriz, 1958, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
Fotografia


Considerada a principal artéria da nossa cidade, a rua da Matriz, simbolicamente representa o início da organização e colonização da aldeia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada. Fundada por padres jesuítas em 1590, a aldeia de índios organizou-se ao redor da primitiva ermida dedicada a invocação mariana a mesma Senhora.
Durante o seu processo de desenvolvimento, a rua da Matriz manteve edificações de casarios de abastados senhores de terras e comerciários de diversos setores da economia local, prédios públicos, escolas públicas e particulares, cemitério, casas comerciais e cinema.
Reportando-nos a nossa atualidade, pouco restou desta memorável rua. Tendo apenas, na lembrança de populares, documentos e imagens iconográficas a sutil e vaga lembrança de personagens e moradores ilustres como os vigários Simão Campos e Raimundo Pedrosa, Prof. Gastón Rezende, dr. Tobias Barreto e Grata Mafalda dos Santos.
Palco de festas religiosas, desfiles cívicos e eventos culturais, a rua da Matriz é marcada por fatos históricos importantes como a invasão de arruaceiros ao antigo Paço Municipal em 1911, a passagem do dirigível Zeppelin, o eclipse solar de outubro de 1940, ao cerco a casa do dr. Tobias Barreto de Menezes, liderados pelos irmãos Pontual e a demolição e reconstrução da igreja Matriz entre 1873-74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário