segunda-feira, 28 de junho de 2021

Caminhonete Peugeot 504, França



 

Caminhonete Peugeot 504, França
Fotografia


Em 1979, a Peugeot conseguiu finalmente adaptar a plataforma do 504 para converte-la em uma picape robusta. Embora fosse um monobloco, a carroceria suportou bem a introdução de uma suspensão com feixes de molas.
Estas eram presas em alças móveis fixadas no monobloco da Peugeot 504 Pickup, que mantinha o eixo traseiro da Peugeot 504 Break, naturalmente sem as quatro molas e o suporte superior. Os tirantes em “V” foram mantidos.
Nesse esquema de suspensão, tanto a 504 Break quanto a 504 Pickup ganharam versões com tração 4×4. Visualmente, a picape francesa era bem robusta e dava a entender que tinha boa capacidade de carga.
Isso era realmente verdade, sendo que na primeira versão, podia levar 1.100 kg com um motor 1.6 de meros 62 cavalos. O 1.9 diesel entregava apenas 49 cavalos. O tanque de 50 litros ficava atrás da cabine, que levava 3 pessoas.
Logo, eles provaram ser fracos para a Peugeot 504 Pickup, que logo adicionou o 1.8 de 80 cavalos e um diesel 2.3 com 70 cavalos. Este último foi vendido no Brasil com 13,3 kgfm, tendo ainda velocidade máxima de 130 km/h.
Equipada com câmbio manual de quatro ou cinco marchas, chegou a ter 1.300 kg de capacidade de carga. Ela foi vendida com a descrição externa de “1,3 toneladas”, corrigida posteriormente para “1,3 tonelada”. Só teve cabine dupla lá fora.
Com 4,710 m de comprimento, 1,680 m de largura, 1,560 m de altura e 3,000 m de entre eixos, ela era igual ao Peugeot 504 até as colunas B. A partir daí, trazia uma caçamba de aço com relevos e conjugada à uma parte inferior lisa.
A traseira tinha tampa da caçamba pronunciada e com o nome Peugeot em relevo, além de lanternas pequenas na parte lisa, abaixo desta. Ali também ficava a placa e dois batentes. Ela tinha ainda para-barros nas rodas de aço aro 15.


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