Avenida David Domingues Ferreira, Era o chamado "Centro de Itaquera", indo para a Rua Gregório Ramalho, onde ficava a estação ferroviária de Itaquera.
Avenida Itaquera.
Avenida Nagib Farah Maluf, com a Praça Brasil em frente e no canto direito, mais alto, a caixa d'água, que fica no cruzamento da Avenida Virgínia Ferni com Rua Alfredo Ricci, no Conjunto José Bonifácio.
Avenida Itaquera em frente ao Conjunto Habitacional Arthur Alvin, próximo onde hoje é uma loja do Assaí. No alto a primeira loja da Rede D'Avó de supermercados, que existe lá até hoje, na Rua Waldemar Tietz.
Cruzamento da Avenida Nagib Farah Maluf, com a alça de acesso à Praça Brasil, à esquerda na foto. Conjunto José Bonifácio.
Conjunto José Bonifácio, na parte alta da Avenida Nagib Farah Maluf.
Itaquera, 1986-1987, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Palavra de origem tupi guarani, Itaquera (ita-aker) significa pedra dura ou dormente. O distrito foi fundado oficialmente em 6/11/1686. Tempos atrás, uma próspera área rural que posteriormente se transformou em um bairro dormitório. Os registros iniciais nos conduzem a 1920, quando a roça Itaquera era apenas uma localidade próxima à aldeia de São Miguel. A estação ferroviária, inaugurada em 1875 foi o principal marco de desenvolvimento da região.
O centro de Itaquera era formado por sítios e a primeira área loteada foi na chácara Caaguassu (Caguaçu). Dividida, parte foi vendida para o empresário Oscar Americano que fez um loteamento popular urbano planejado — a atual Vila Carmosina; além de loteamentos de cunho rural, na área conhecida como Colônia Japonesa. Embora a atividade industrial e o setor de serviços tenham crescido rapidamente a partir do ano 2000, a economia de Itaquera não é capaz de absorver toda mão de obra da região, dependendo de empregos em bairros mais centrais da capital paulistana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário