terça-feira, 29 de junho de 2021

Itaquera, 1986-1987, São Paulo, Brasil

 


Avenida David Domingues Ferreira, Era o chamado "Centro de Itaquera", indo para a Rua Gregório Ramalho, onde ficava a estação ferroviária de Itaquera.


Avenida Itaquera.


Avenida Nagib Farah Maluf, com a Praça Brasil em frente e no canto direito, mais alto, a caixa d'água, que fica no cruzamento da Avenida Virgínia Ferni com Rua Alfredo Ricci, no Conjunto José Bonifácio.


Avenida Itaquera.


Avenida Itaquera em frente ao Conjunto Habitacional Arthur Alvin, próximo onde hoje é uma loja do Assaí. No alto a primeira loja da Rede D'Avó de supermercados, que existe lá até hoje, na Rua Waldemar Tietz.


Cruzamento da Avenida Nagib Farah Maluf, com a alça de acesso à Praça Brasil, à esquerda na foto. Conjunto José Bonifácio.


Conjunto José Bonifácio, na parte alta da Avenida Nagib Farah Maluf.


Avenida Itaquera.



Itaquera, 1986-1987, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Palavra de origem tupi guarani, Itaquera (ita-aker) significa pedra dura ou dormente. O distrito foi fundado oficialmente em 6/11/1686. Tempos atrás, uma próspera área rural que posteriormente se transformou em um bairro dormitório. Os registros iniciais nos conduzem a 1920, quando a roça Itaquera era apenas uma localidade próxima à aldeia de São Miguel. A estação ferroviária, inaugurada em 1875 foi o principal marco de desenvolvimento da região.
O centro de Itaquera era formado por sítios e a primeira área loteada foi na chácara Caaguassu (Caguaçu). Dividida, parte foi vendida para o empresário Oscar Americano que fez um loteamento popular urbano planejado — a atual Vila Carmosina; além de loteamentos de cunho rural, na área conhecida como Colônia Japonesa. Embora a atividade industrial e o setor de serviços tenham crescido rapidamente a partir do ano 2000, a economia de Itaquera não é capaz de absorver toda mão de obra da região, dependendo de empregos em bairros mais centrais da capital paulistana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário