Rua Capitão Salomão, 1911, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
Pelo menos por quase um século foi denominada como Rua da Esperança. Rebatizada como Capitão Salomão, manteve o nome até 26/9/1923 quando através do Ato 2185/1923 foi incorporada à remodelada Praça da Sé; no dia seguinte, foi "transferida" renomeando a antiga Travessa do Paissandu. Nesta cena registrada em 1911, vemos o cotidiano na mal afamada rua que era dominada em toda sua extensão por bares de baixa categoria e prostíbulos.
Ironicamente, havia em seus extremos 2 dos mais importantes templos religiosos da época. Observa-se no alto à esquerda, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios defronte ao Largo João Mendes — demolida na década de 1940 para a remodelação do largo citado devido ao Plano das Avenidas do prefeito Prestes Maia. Na mesma calçada, no lado oposto (embaixo) estava a Igreja de São Pedro dos Clérigos, sem contar que no Largo da Sé se encontrava a Igreja da Sé — ambas, prestes a serem demolidas. O casario de 2 quarteirões visto à direita veio ao chão e foram incorporados à nova Praça da Sé. Esta rua corresponde àquele trecho que atualmente passa ao lado da Catedral Metropolitana da Sé.
Texto 2:
Rua Capitão Salomão, antiga Rua da Esperança — vista registrada a partir da então Rua de Santa Tereza em direção à Praça João Mendes. Todo o quarteirão à direita foi demolido entre 1911 e 1912 para a remodelação do então Largo da Sé. Posteriormente, a rua inteira desapareceu em virtude desta reurbanização
Nenhum comentário:
Postar um comentário