sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Monumento às Bandeiras, São Paulo, Brasil

 


Monumento às Bandeiras, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


A idéia da criação do Monumento às Bandeiras surgiu em 1921 — logo após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, o autor da obra, o escultor Victor Brecheret só viu seu projeto se iniciar em 1936. Por questões políticas foi interrompida em 1939 e reiniciada em 1945. Após idas e vindas, o monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1953 durante as comemorações do 399º aniversário da cidade e não no quarto centenário conforme afirmam algumas publicações. Questão de uma básica operação matemática.
Com aproximadamente 12 metros de altura e formado por 240 pedras de granito vindos de uma pedreira em Mauá, a conhecida obra representa uma expedição bandeirante com dois homens a cavalo representando o chefe português e um guia índio. Atrás destes, um grupo constituído por índios, negros, portugueses e mamelucos puxando a canoa das monções, utilizada pelos bandeirantes nas empreitadas através dos rios. Na 4ª figura à direita do monumento, no bloco seguinte ao dos cavaleiros, há a inscrição no seu ombro direito: “Autorretrato do escultor Victor Brecheret 02-10-1937”.
As raças podem ser identificadas por detalhes nas estátuas: os portugueses apresentam barbas e as figuras nuas com uma cruz no pescoço são os índios catequizados. A população logo apelidou carinhosamente a obra como o monumento do “empurra-empurra” e “deixa que eu empurro” que é o mais apropriado, visto que só o último está empurrando enquanto os demais estão com as cordas frouxas, portanto não puxando — com o perdão pela constatação inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário