domingo, 16 de outubro de 2022

Estação Central da Viação Férrea, Circa 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 


Estação Central da Viação Férrea, Circa 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


A estação original de Porto Alegre era um prédio de madeira e foi inaugurada em 1874 para atender à linha Porto Alegre-São Leopoldo, aberta nesse ano. Acabou sendo demolida em 1910, mesmo ano em que foi entregue a segunda estação, o "Castelinho", aqui chamada de Porto Alegre-velha.
No início do século XX é inaugurada a segunda Estação Central da Viação Férrea de Porto Alegre era uma estação maior, de alvenaria próxima a estação original.
A frente da estação era para a Rua Voluntários da Pátria, esquina com Rua da Conceição. e era recortado, com dois andares mais uma torre.
O prédio era recortado, com dois andares mais uma torre em destaque.
No térreo, à direita a bilheteria e um quarto de bagagem; à esquerda o buffet, a sala para senhoras e o toilette, a descrição do prédio é de 1907, de um relatório de entrega da já criada VFRGS ao Governo Federal.
A estação, apelidada de Castelinho, por causa de sua torre de castelo medieval, é mostrada na mesma área da primeira estação, os trilhos avançavam para bem depois da estação, em frente ao prédio as plataformas seguiam em direção das avenidas Mauá e o rio Guaíba até o final da rua Coronel Genuíno, depois os trilhos seguiam no leito lateral da Rua Voluntários da Pátria, que após o aterro da margem da Rua Voluntários, os trilhos foram transferidos em linha paralela da atual Avenida Castelo Branco.
O jornal Correio do Povo publica em 09/11/1909:
- "Noticiamos, há dias, que teriam de ser feitas judicialmente, pelo Governo Federal, quase todas as desapropriações dos terrenos de marinha destinados, no Caminho Novo (atual Rua Voluntários da Pátria) à construção da estação central da Viação Férrea. Com efeito, parece que somente um dos interessados aceitou, a desapropriação amigável proposta pelo governo da União, o qual oferece apenas 225$000 e 250$000 por metro de terreno, quando são muito mais elevados os preços pedidos pelos proprietários".
A partir da desativação do Castelinho, os trens para Uruguaiana e os de subúrbio para São Leopoldo passaram a partir de uma estação um pouco mais adiante, construída num prédio da RFFSA entre as avenidas Castelo Branco e a rua Voluntários da Pátria, perto da esquina da rua Garibaldi.

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