Estação Central da Viação Férrea, Circa 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
A estação original de Porto Alegre era um prédio de madeira e foi inaugurada em 1874 para atender à linha Porto Alegre-São Leopoldo, aberta nesse ano. Acabou sendo demolida em 1910, mesmo ano em que foi entregue a segunda estação, o "Castelinho", aqui chamada de Porto Alegre-velha.
No início do século XX é inaugurada a segunda Estação Central da Viação Férrea de Porto Alegre era uma estação maior, de alvenaria próxima a estação original.
A frente da estação era para a Rua Voluntários da Pátria, esquina com Rua da Conceição. e era recortado, com dois andares mais uma torre.
O prédio era recortado, com dois andares mais uma torre em destaque.
No térreo, à direita a bilheteria e um quarto de bagagem; à esquerda o buffet, a sala para senhoras e o toilette, a descrição do prédio é de 1907, de um relatório de entrega da já criada VFRGS ao Governo Federal.
A estação, apelidada de Castelinho, por causa de sua torre de castelo medieval, é mostrada na mesma área da primeira estação, os trilhos avançavam para bem depois da estação, em frente ao prédio as plataformas seguiam em direção das avenidas Mauá e o rio Guaíba até o final da rua Coronel Genuíno, depois os trilhos seguiam no leito lateral da Rua Voluntários da Pátria, que após o aterro da margem da Rua Voluntários, os trilhos foram transferidos em linha paralela da atual Avenida Castelo Branco.
O jornal Correio do Povo publica em 09/11/1909:
- "Noticiamos, há dias, que teriam de ser feitas judicialmente, pelo Governo Federal, quase todas as desapropriações dos terrenos de marinha destinados, no Caminho Novo (atual Rua Voluntários da Pátria) à construção da estação central da Viação Férrea. Com efeito, parece que somente um dos interessados aceitou, a desapropriação amigável proposta pelo governo da União, o qual oferece apenas 225$000 e 250$000 por metro de terreno, quando são muito mais elevados os preços pedidos pelos proprietários".
A partir da desativação do Castelinho, os trens para Uruguaiana e os de subúrbio para São Leopoldo passaram a partir de uma estação um pouco mais adiante, construída num prédio da RFFSA entre as avenidas Castelo Branco e a rua Voluntários da Pátria, perto da esquina da rua Garibaldi.
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