"O Czar de Cuiabá" - Artigo
Artigo
Alexei Nikolaevich Romanov, herdeiro do trono do Império Russo, filho do czar da Rússia Nicolau II e da czarina Alexandra Feodorovna Romanov, foi executado juntamente com sua família em julho de 1918.
Apesar disso, em 1925, desembarcou no porto do Rio de Janeiro um imigrante russo que compartilhava praticamente o mesmo nome, parentesco e data de nascimento com o falecido príncipe russo. A curiosidade da coincidência foi reforçada pelo mito de que alguns membros da família imperial russa teriam sobrevivido à execução e entre os sobreviventes estaria Alexei Romanov.
Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo de 24 de novembro de 1991, Alexis Romanov, que terminou se fixando na cidade de Cuiabá (MT), afirmava que era o príncipe da Rússia e teria escapado da execução. Ele também reivindicava seus direitos sobre o extinto trono russo.
As ossadas de parte da família Romanov foram encontradas em 1979, faltando a de dois membros, Alexei e Maria, que só foram descobertas em 2007. Isso tornou inverossímeis os argumentos daquele que ficou conhecido como o “Czar de Cuiabá”. Alexis faleceu em 1996 aos 92 anos de idade na cidade onde viveu por décadas, deixando filhos, netos e bisnetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário