Bellini, Feola e Gilmar com a Taça Jules Rimet Após a Final da Copa do Mundo, 29/06/1958, Estádio Rasunda, Estocolmo, Suécia
Estocolmo - Suécia
Fotografia
A foto mostra três personagens da conquista da primeira copa vencida pela Seleção brasileira, em 1958, na Suécia. Na imagem, vemos o zagueiro Bellini, o técnico Feola e o goleiro Gilmar segurando a taça Jules Rimet.
Ao derrotar os donos da casa por 5 a 2, a Seleção brasileira conquistava o tão sonhado troféu. Após reveses em copas anteriores, incluindo a traumática derrota no Maracanã em 1950, o Brasil, enfim, entrava para o seleto rol de campeões mundiais.
A Seleção brasileira que atuou na copa de 1958 era recheada de craques. Além do capitão Bellini e do arqueiro Gilmar, aquele selecionado reuniu nomes como Pelé (então com 17 anos de idade), Garrincha, Didi, Zagallo, Dida, Djalma Santos, Nilton Santos, Vavá, Pepe, dentre outros grandes nomes do nosso futebol.
Nota do blog 1: Dá gosto ver imagens antigas da Seleção. Os jogadores demonstravam vontade e orgulho de representar o país. Não se achavam as "últimas bolachas do pacote", não agiam ou se vestiam como "cafetões" / "rappers", pensando estarem fazendo um favor para o Brasil; eram jogadores de futebol e agiam como tal.
Nota do blog 2: A principal consequência dessa mudança de atitude (para pior) dos jogadores são os atuais 20 anos de jejum em Copas (além do inesquecível e tétrico 7x1, em semifinal disputada em casa contra a Alemanha). E pelo andar da carruagem, não parece que este jejum vai acabar tão cedo (vide o recente papelão na Copa do Catar).
Nota do blog 3: A Taça Jules Rimet mostrada na foto, infelizmente, não existe mais. A CBF, em um episódio que seria cômico se não fosse trágico, permitiu que a mesma fosse roubada e (provavelmente) derretida, num episódio até hoje mal explicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário