segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Extremo Norte do Canal de Suez, Junho de 1957, Port Said, Egito


 

Extremo Norte do Canal de Suez, Junho de 1957, Port Said, Egito
Port Said - Egito
Fotografia


Em 17 de novembro de 1869, foi aberto oficialmente o Canal de Suez, uma via artificial de navegação criada para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Cruzando o istmo de Suez, no Egito, o canal foi projetado para encurtar o trajeto entre a Europa e os países banhados pelos oceanos Índico e Pacífico, evitando que embarcações precisassem contornar o continente africano. Idealizado pelo francês Ferdinand de Lesseps, o canal começou a ser construído em abril de 1859 e, após dez anos de trabalho, foi inaugurado com grande celebração e contando com a presença de autoridades políticas mundiais.
O Canal de Suez é uma construção monumental. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham trabalhado nas obras. Inicialmente, suas dimensões eram menores, o que limitava o trânsito de grandes embarcações. A partir de 1876, sucessivas obras alargaram e aprofundaram o canal. Hoje, possui trechos que chegam a 24 metros de profundidade e 205 metros de largura. Com 193,3 quilômetros de extensão, são necessárias entre 12 e 16 horas para uma embarcação cruzar todo o canal. Uma das mais importantes vias marítimas do mundo, por ele trafegam cerca de 17 mil navios ao ano, o que equivale a aproximadamente 10% do comércio marítimo mundial.
Em 1956, a companhia que administrava o canal, anteriormente controlada por ingleses e franceses, foi nacionalizada e, atualmente, pertence ao governo egípcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário