sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

"Os Vários Nomes da Praça da Bandeira", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil











"Os Vários Nomes da Praça da Bandeira", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Acredito que, no que tange a chamar um logradouro público de forma errada, nada supere o que acontece em Ribeirão Preto com a Praça da Bandeira.
O nome correto é "Praça da Bandeira", no singular, pois homenageia a bandeira brasileira.
Mas é comum na cidade referirem-se a ela como "Praça das Bandeiras", no plural.
Dá para contar nos dedos as vezes que vi pessoas chamando-a por seu nome correto.
E, como se isso não bastasse, as pessoas não são informadas corretamente nem por quem deveria zelar por tal assunto, pois, diariamente, o erro continua sendo perpetuado nas placas de identificação do local, mandadas fazer e instalar pela Prefeitura de Ribeirão Preto, onde se vê pérolas como "Praça das Bandeiras" e "Praça das Bandeira" (um indício do grau de cuidado dedicado pelo PMRP a identificação correta dos logradouros da cidade).
Além disso, tal erro também é propagado por parte da imprensa e em muitas publicações oficiais.
Superado esse ponto, e aproveitando a oportunidade, há um outro erro, esse menos divulgado, que é a "separação" do logradouro em duas praças: "Praça da Bandeira" e "Praça da Catedral".
Na verdade apenas uma praça ocupa o referido logradouro, e essa é a Praça da Bandeira, cuja denominação foi alterada no ano de 1940, durante o governo de Fábio de Sá Barreto.
De acordo com livros que tratam da história da cidade, o local teve as seguintes denominações:
a) 1893-1899 Largo do Cemitério Velho; b) 1900-1903 Largo 13 de Maio; c) 1904-1939 Praça 13 de Maio; d) 1940 até os dias atuais Praça da Bandeira.
Finalizando, como não há nenhum registro de legislação municipal separando/dividindo/alterando o referido logradouro em duas praças em nenhuma das denominações acima citadas, conclui-se que o Ato 102, de 10/12/1940, publicado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, é o válido atualmente (ato que nomeou o local como "Praça da Bandeira").
Nota do blog: Imagens de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário