quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Símbolos Nacionais - Artigo

 













Símbolos Nacionais - Artigo
Artigo



Os símbolos nacionais são concebidos com o intuito de fomentar sentimento de pertencimento, a ideia de unidade e de nação de um território. No Brasil, estes emblemas são padronizados pela lei nº 5700/71, que define quatro símbolos nacionais: a bandeira, o hino, as armas e os selos nacionais.
Neste post, estão os anexos da lei, em que são mostrados quais parâmetros, notas e desenhos devem ser seguidos ao reproduzir tais símbolos.
No caso da Bandeira Nacional, criada logo após a Proclamação da República, além dos aspectos clássicos, como as cores e a disposição das estrelas representando os estados, são definidas as dimensões dos elementos que a compõem.
Em relação ao Hino Nacional, são duas resoluções: a letra — poema de Joaquim Osório Duque Estrada — e as partituras da música, disponibilizadas para piano, orquestra, banda e canto, todas com tons definidos para cada modalidade. Nesta publicação, você vê a partitura para canto em fá maior.
Diferentemente dos usos dos dois símbolos anteriores, o brasão das Armas e o selo Nacional têm uso restrito, sendo utilizados apenas por esferas governamentais e para autenticar atos oficiais.
Nas imagens, anexos da Lei nº 5700/1971.
Fotos 1 e 2: Especificações para confecção da bandeira do Brasil.
Fotos 3: Letra do Hino Nacional brasileiro.
Fotos 4 e 5: Partitura do Hino Nacional para canto em Fá Maior.
Fotos 6: Brasão das Armas Nacionais.
Fotos 7: Selo Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário