sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Praça Dante Alighieri, Jardim Independência, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



































































 

Praça Dante Alighieri, Jardim Independência, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

A Praça Dante Alighieri, comparando com as outras que visitei até agora, é a melhor iniciativa que vi por parte dos moradores no que tange a cuidado, zeladoria, jardinagem e limpeza. 
Antes de falar sobre ela, gostaria de fazer uma colocação: quando visito praças para fotografar, muitas vezes sou abordado por moradores locais que, desconfiados, com curiosidade ou por qualquer outro motivo, me perguntam porque estou tirando fotos. Quando explico, dizendo que estou tirando fotos da situação das praças, dos problemas que tem que ser corrigidos, da limpeza que tem que ser feita, etc, eles mudam de postura na hora, passando a me contar sobre o local, inclusive de problemas que não notei, além de reclamarem do desleixo da Prefeitura, da falta de segurança, etc. 
Na maioria das vezes são donas de casa ou aposentadas, que estão limpando a calçada, fazendo o almoço ou cuidando de seus afazeres domésticos (há uma predominância de mulheres). 
E eu adoro isso, elas me contam cada coisa que vocês não acreditam...rs.
Dito isso, vamos comentar sobre a Praça Dante Alighieri e a iniciativa dos moradores em cuidar dela.
Tempos atrás, essa praça estava em condição muito ruim. Vendo tal situação e cansados de pedir/reclamar/esperar providências da Prefeitura, os moradores do local se reuniram e resolveram eles mesmos tomar providências. 
Eles se cotizaram, fizeram rifas, venderam alimentos, etc, e com o dinheiro obtido, passaram a reformar, cuidar da jardinagem, melhorar a iluminação, efetuar a limpeza, enfim fazer o serviço que a Prefeitura deveria fazer, mas, como sabemos, não faz.
Eles mudaram a cara da praça, contrataram jardineiro, pagam vigilância por meio de câmeras, cuidam da limpeza, plantam árvores, flores e verde em geral, trocaram os bancos (cada banco tem o nome de uma família que o patrocinou), transformaram a praça em algo completamente diverso do que se vê na cidade. Até "papai noel" no jardim tem...rs.
Sobre a área verde, é um capítulo a parte, com imensa variedade (vejam as fotos), tudo bonito e bem cuidado, como deveria ser.
Também não pichações e degrados semelhantes. Inclusive, a praça está cheio de avisos para não cometerem essas coisas por lá.
Outro ponto a ser destacado, é que lá não há sujeira, restos de comida pelo chão, colchões velhos, além dos moradores não permitirem consumo de drogas, brigas e qualquer tipo de pessoa fazendo sujeira ou vandalizando o local. Todos são livres para usar, desde que o façam com respeito e cuidado.
E se alguém insistir nessas práticas, eles chamam a polícia, chamam a atenção do sujeito, reclamam, etc, pois a praça é de uso de toda comunidade, não dos vândalos. Em último caso, a vassoura das mulheres "come no lombo" do vândalo, elas botam para correr mesmo!
Ainda assim, segundo os moradores, ainda há um ponto a ser reparado na praça, que é o piso, que é a única coisa que ficou a cargo da Prefeitura fazer (segundo os moradores, já foi aprovado, mas não sabem quando irá acontecer). Cumpre dizer que isso não me surpreende...
Finalizando, ficam os meus parabéns aos moradores daquela parte do Jardim Independência, deram uma aula do que é cuidar de um bem público, fizeram isso sem arrecadar um centavo de imposto...
Nota do blog: Imagens de 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário