Praça Francisco Prestes Maia, Vila Tibério, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
A praça Francisco Prestes Maia é a praça mais triste de Ribeirão Preto.
E triste não por ser a praça em pior estado e sim por reunir a maior concentração de drogados, dependentes químicos, desocupados, menores infratores, criminosos e moradores de rua da cidade.
Não é um lugar adequado para as famílias da cidade utilizarem, não recomendo a visita a ninguém por questões de segurança. E essa recomendação de não visita se estende a praça Francisco Schmidt, ao lado, que sofre com os mesmos problemas.
Sobre seu estado de conservação, não é a pior praça de Ribeirão Preto mas necessita de manutenção, limpeza, zeladoria e segurança 24 horas.
Por funcionar como abrigo das pessoas que citei, tem muita sujeira pela praça, especialmente restos de marmitas pelo chão (isso acontece devido a quantidade de lixeiras serem insuficientes, além do óbvio aspecto da condição em que se encontram as pessoas que a frequentam).
No dia que estive lá, a Guarda Civil Metropolitana estava no local. Era o momento de moverem as pessoas para a praça ao lado com o intuito de preparar o local para a chegada do pessoal da limpeza municipal. Os guardas fizeram seu serviço com profissionalismo, não houve nenhum tipo de truculência ou coisa similar, foram extremamente pacientes. É uma situação bem ruim, alguns choram, estão em outra realidade/dimensão. Não é agradável de ver.
Tive a oportunidade de conversar com alguns guardas e obtive várias informações sobre o que acontece no local. Falta uma melhor atenção da Prefeitura no quesito de resolver a questão por lá. Não vai diminuir ou acabar o problema se deixarem como está, ao contrário, vai aumentar. Tem que recolher e internar grande parte para tratamento. Sozinhos não vão melhorar.
Resta torcer para que alguém do poder público resolva cuidar do problema de forma séria. Não é um local muito longe da Prefeitura ou Câmara Municipal, certamente sabem da situação.
A questão é saber se querem resolver ou vão continuar fingindo que não é com eles...
Nota do blog: Imagens de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário