Rua Mostardeiro com Rua Mariante, Circa 1935, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
O crescimento do bairro teve impulso em 1893, com a implantação pela Companhia Carris da linha de bonde Independência. A abertura do Prado Independência, em 1894, foi outro fator que colaborou para o progresso do bairro. Em 1959, o prado foi transferido para o bairro Cristal, e passou a chamar-se Hipódromo do Cristal e, o estádio do Grêmio Foot-Ball Porto-alegrense até 1954, que passou a existir o Parque Moinhos de Vento, (o "Parcão"), que se tornou o maior atrativo da região. A construção da Hidráulica Moinhos de Vento, em 1904, ocasionou a abertura de diversas ruas nas suas proximidades. Na divisa com o bairro Independência, inaugurou-se em 1927 o Hospital Alemão que, a partir de 1942, em razão da Segunda Guerra Mundial e da rejeição ao nazismo, passou a se chamar Hospital Moinhos de Vento.
A família de um dos comerciantes mais ricos de Porto Alegre no final do século 19 é homenageada em tradicional rua do bairro Moinhos de Vento. Antônio José Gonçalves Mostardeiro era apenas Antônio José Gonçalves quando nasceu em 1831. A família humilde morava em Mostardas, no Litoral. Em Rio Grande e São José do Norte, Antônio deu os primeiros passos como empreendedor.
Ainda não se sabe o ano exato em que a família se transfere para Porto Alegre, tampouco se abandonou a propriedade de Mostardas. De qualquer forma, na capital prosperaram na atividade comercial. Irmãos de Manoel Jose Goncalves Mostardeiro tiveram destaque na sociedade da cidade e deram nome para a rua Mostardeiro situada no bairro Rio Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário