Monumento ao Estudante, Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Texto 1:
Inicialmente instalado na praça Carlos Gomes em 28/03/1953. Posteriormente foi para a praça Barão de Mauá (atual praça Doutor Domingos João Baptista Spinelli). Depois de algum tempo o monumento também foi retirado desta praça por motivo de depredação. Após sua retirada, desapareceu, não se tendo notícia de seu atual paradeiro. Texto do blog.
Texto 2:
O Monumento ao Estudante se localizava na praça Carlos Gomes, no canteiro central do estacionamento dos ônibus da Viação Cometa. Dizemos na praça Carlos Gomes, mas na realidade o monumento ao Estudante “parece que está de férias”, pois representando os estudantes por esta época do ano deve estar metido em algum lugar de sombra e água fresca. Há muito tempo que desapareceu do seu local habitual. Dizem que mãos malandras ou brincalhonas retiraram o monumento daquela praça por medida de segurança. Outros que por motivo de preservação da moralidade, pois casaizinhos ali por perto se beijavam no escuro. Mas hoje por causa da iluminação, pelo beijo estar proibido por portaria de um delegado ou, ainda, raro seja o beijo, não mais se justifica a não presença do monumento no seu antigo local. Muitas festas foram realizadas no dia do Estudante naquele local. Dizem que a iniciativa do monumento se deve ao professor Pedrinho (Pedro de Miranda Macedo), diretor do Instituto de Música Santa Cecília. Certa feita, professor Pedrinho mandara imprimir milhares de volantes contendo o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino do Estudante e o Decálogo dos Estudantes e os distribuiu em larga escala aos estudantes naquela praça. Por onde anda hoje o Estudante? Cadê o Estudante?!” Texto de José Pedro Miranda adaptado para o blog por mim.
Nota do blog 1: Ao fundo, à direita, vemos o prédio que abrigou os Correios e, posteriormente, uma repartição do Exército. Demolido, em seu lugar foi construído o edifício Centenário.
Nota do blog 2: Data e autoria não obtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário