terça-feira, 19 de novembro de 2024

Construção dos Trilhos de Bonde, Avenida João Pessoa com Avenida Venâncio Aires, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 


Construção dos Trilhos de Bonde, Avenida João Pessoa com Avenida Venâncio Aires, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


A avenida João Pessoa começa na avenida Salgado Filho, separando os bairros Farroupilha e Santana. O nome é uma homenagem ao advogado e político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
Era conhecida no século XVIII como Caminho da Azenha, e servia como o caminho de ligação entre a Vila de Porto Alegre e Viamão, ao alcançar a Estrada do Mato Grosso (atual avenida Bento Gonçalves).
Em 1842 começou a ser urbanizada, e recebeu o nome de rua da Azenha. Em 1842-1843 foi estabelecido o alinhamento das residências.
Em 1864, o estabelecimento do primeiro sistema de transporte coletivo, com a maxambomba, ao longo da rua da Azenha, gerou muita polêmica. Fracassada a maxambomba, os bondes de tração animal, implantados a partir de 1873, também usaram a rua da Azenha.
Adotada em 1884 a denominação oficial de Campo da Redenção para a antiga Várzea e Campo do Bom Fim, a primitiva rua da Azenha, no trecho adjacente àquele campo, passou a ser chamada de rua da Redenção e, mais adiante, de avenida da Redenção, que terminava na embocadura da rua Venâncio Aires, onde começava a rua da Azenha.
Após a Revolução de 1930, através do Decreto Municipal 206 de 04/10/1930, o nome avenida Redenção foi substituído por avenida João Pessoa.
O prolongamento da avenida João Pessoa, desde a esquina da rua Laurindo até a avenida Bento Gonçalves, já projetado desde 1925 por Otávio Rocha, foi completado pelo prefeito José Loureiro da Silva, na década de 1940.
Nota do blog: Data circa 1900-1909 / Fotografia de Virgílio Calegari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário