terça-feira, 31 de outubro de 2023

Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Paranacart N. 198
Fotografia - Cartão Postal

Praça Tiradentes, Curitiba, Paraná, Brasil



Praça Tiradentes, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Paranacart N. 11
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Data não obtida.

Lar Santana, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Lar Santana, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Canteiro das Artes, Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil





Canteiro das Artes, Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Iniciativa do Proyecto Cultural Sur, autoria de Thirso Cruz e Mirlene Freire.
Nota do blog: Imagem de 2023 / Crédito para Jaf.



 

Vista Aérea Parcial de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Vista Aérea Parcial de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog 1: Vista aérea da área onde seriam construídos o prédio da Câmara Municipal, o parque Maurílio Biagi e o terminal de ônibus Evangelina de Carvalho Passig.
Nota do blog 2: Também é possível ver o terminal de ônibus que existia onde hoje é o CPC (Centro Popular de Compras). Sobre esse terminal, que ficava ao lado do Mercadão e em frente a rodoviária, nunca entendi sua demolição, inclusive, prova de que a decisão de demolir não foi acertada, tiveram que construir outro, exatamente ao lado do anterior.
Nota do blog 3: Data da imagem ignorada.

Demolição de Parte do Complexo da Cia. Antarctica, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




 

Demolição de Parte do Complexo da Cia. Antarctica, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Caixa D'Água, Rua Aurora com Rua 21 de Abril, Vila Tibério, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 



Caixa D'Água, Rua Aurora com Rua 21 de Abril, Vila Tibério, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia



Muitas pessoas não sabem, mas os extraterrestres já estiveram em Ribeirão Preto e, por motivos não revelados, escolheram a Vila Tibério para se estabelecer.
A caixa d'água existente na esquina das ruas 21 de abril e Aurora é "prova inconteste" da referida visita.
Deixando de lado a brincadeira, não existem muitas informações à respeito de sua construção (o jornal da Vila Tibério diz que foi inaugurada em 1961), mas, sem dúvida, é um dos "cartões postais" do bairro.
Dizem as más linguas (e as boas também), que ao construírem a caixa d'água, os extraterrestres já fizeram mais (e com mais qualidade), que a maioria dos políticos ribeirão-pretanos...
Nota do blog 1: Projeto de Jaime Zeiger.
Nota do blog 2: Imagem de 2023.

Avenida Oswaldo Aranha, Circa 1920, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 


Avenida Oswaldo Aranha, Circa 1920, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


Era conhecida como Estrada do Meio ou Caminho do Meio, e teve o primeiro arruamento requerido em 1833 pela Santa Casa de Misericórdia, para edificar algumas casas no fundo de seu terreno, que fazia frente à Várzea.
A partir de 1896, a avenida, conhecida como Avenida Bom Fim, passou a ser servida pelos bondinhos de tração animal da Cia. Carris Urbanos, que se dirigiam ao bairro Partenon através da Rua Santana. O intendente (prefeito) José Montaury iniciou, em 1917, a sua arborização e, entre 1918 e 1919, o seu calçamento.
O calçamento da Avenida Bom Fim, com duas pistas de concreto armado, foi inaugurado pelo intendente Otávio Rocha, em 1927. Em 1930 recebeu o nome de Avenida Osvaldo Aranha, em homenagem ao político e diplomata riograndense Osvaldo Aranha. Desde a década de 1920, a avenida (juntamente com suas transversais) apresenta lojas especializado em móveis, armarinhos, brechós e lojas de estofados, em sua maioria pertencentes a comerciantes judeus.
À direita é possível identificar o telhado do Mercado Público do Bom Fim, instalado onde hoje se localiza o Hospital de Pronto Socorro. A mudança de localização ocorreu somente no final da década de 1930. É provável que a grande quantidade de carroças estacionadas na proximidade tenha relação com o abastecimento do Mercado. Parte delas ocupa o início da Avenida José Bonifácio, mais conhecida como “a rua do Brique”. À esquerda podemos identificar o início da Rua Felipe Camarão. No prédio da esquina, quase na borda da foto, instalou-se, alguns anos depois, o “Bar Bom Fim” que, reza a lenda, ficou conhecido como “Fedor” devido aos mictórios localizados no fundo do estabelecimento. Segundo Marco Aurélio Weissheimer, o Fedor não fechava nunca simplesmente porque não tinha portas!
No centro da foto vemos o bonde elétrico da Carris trafegando pelo espaço hoje ocupado pelo corredor de ônibus. Você reparou no ônibus à direita? Pois não é que Porto Alegre já teve a circulação de veículos pela chamada “mão inglesa”? Um decreto do intendente Otávio Rocha, publicado em 1927, regulamentou o trânsito dos de veículos que circulavam em Porto Alegre. Segundo o artigo 3º, “Todo o vehiculo, deve ser, quanto possível, conduzindo junto á guia do passeio esquerdo”. Ao que tudo indica, o trânsito retornou à mão francesa em 1928, com um decreto nacional.