terça-feira, 2 de abril de 2024

Praça Geralda Ferreira Gomes Graciuti, Jardim Novo Mundo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
















































Praça Geralda Ferreira Gomes Graciuti, Jardim Novo Mundo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Depois de muitos anos pedindo, os moradores do Jardim Novo Mundo tiveram seus apelos atendidos, com o início das obras de uma nova praça no bairro em 2023. 
Consta que a obtenção da verba necessária para a construção da praça é fruto do trabalho do vereador Elizeu Rocha e do deputado Delegado Olim.
O prazo de entrega, segundo estimativas do próprio vereador, era início de 2024.
Hoje fui conhecer a praça e não gostei do que vi. Ao contrário, achei que a obra não foi concluída de forma satisfatória. 
Inclusive, na verdade, não sei dizer se a praça ainda está em obras ou se já foi entregue: não existe nenhuma placa com a identificação da empresa construtora, custo, prazo de entrega, responsáveis técnicos pela obra, etc. 
Nem o mínimo de identificação esperado, que seria informar o nome da praça, foi feito no local. 
Dito isso, vamos falar sobre as instalações da praça que é o que mais importa, e, infelizmente, não parecem adequadas/satisfatórias. As imagens mostram diversos problemas, como piso já rachado, falta de grama em muitos pontos, grama mal colocada e seca em outros, restos de pedras e materiais deixados na praça, falta de identificação da praça, falta de árvores plantadas, mato alto, bases dos canteiros tortas, etc.
Concluindo, espero que a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto realize uma vistoria na praça para cobrar os reparos necessários e/ou conclusão da obra.
Localizada entre as ruas Dr. Morais Lima, Domingos Padovan, Francisco Augusto Nunes e Farid Salim.
Nota do blog: Imagens de 02/04/2024 / Crédito para Jaf.


 

Filosofia de Internet - Humor


 

Filosofia de Internet - Humor
Humor

Nota do blog: Ficou engraçado, mas os dois lados tem razão...rs.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Propaganda "Cinquenta Anos Bem Voados", 1977, Varig, Brasil


 

Propaganda "Cinquenta Anos Bem Voados", 1977, Varig, Brasil
Propaganda

Selo "Cinquentenário do Primeiro Voo do Mais Pesado que o Ar / Santos Dumont, Pai da Aviação", 1956, Brasil




 

Selo "Cinquentenário do Primeiro Voo do Mais Pesado que o Ar / Santos Dumont, Pai da Aviação", 1956, Brasil
Selo

Imóvel Antigo, Rua da Consolação, São Paulo, Brasil


 

Imóvel Antigo, Rua da Consolação, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Consta na imagem que era na rua da Consolação, 664, Jardim América. Provavelmente houve mudança na numeração da via, este endereço hoje é na Vila Buarque. Data e autoria da imagem não obtidas.

Selos "Homenaje a Santos Dumont", 1959, Uruguai


 

Selos "Homenaje a Santos Dumont", 1959, Uruguai
Selo

Nota do blog: Ano 1959.

Vista Aérea Noturna da Região Central, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista Aérea Noturna da Região Central, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog: Crédito da imagem para Marcelo Araújo.

Propaganda "Chegaram os Novos Super-Heróis do Espaço Para Você", 1988, Refresco em Pó Royal, Royal, Brasil


 

Propaganda "Chegaram os Novos Super-Heróis do Espaço Para Você", 1988, Refresco em Pó Royal, Royal, Brasil
Propaganda

Supermercado Big, Novo Shopping Center Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil













Supermercado Big, Novo Shopping Center Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Iniciou as atividades no Novo Shopping Center Ribeirão Preto em dezembro de 2019, nas instalações antes ocupadas pelo Supermercado Walmart. Encerrou as atividades em 2022, com suas instalações passando a ser ocupadas pelo Supermercado Carrefour.
Nota do blog: Imagem 1, autoria não obtida, ano 2019 / Imagem 2, crédito para Gleisson Grillo, ano 2019 / Imagens 3, 4, 5 e 6, crédito para Antônio Zonfrili, ano 2021 / Imagens 7 e 8, crédito para João Elias, ano 2020 / Imagens 9 e 10, crédito para JB Hurdington, ano 2022. 
 

domingo, 31 de março de 2024

Estação Ferroviária Ribeirão Preto, 2015, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 























Estação Ferroviária Ribeirão Preto, 2015, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Trinta e oito módulos de cobertura delimitam o espaço. Um paraboloide hiperbólico de concreto armado cuja projeção quadrada mede dez metros e sessenta centímetros de lado é sustentada por um pilar central, de seção quadrada cujo lado mede quarenta e cinco centímetros. Configuram o módulo de cobertura. Os módulos estão distanciados por um vão de quarenta centímetros, fechado no encontro das laterais por uma chapa de cimento vibrado. A altura livre do pilar é de seis metros; a altura total do módulo é de sete metros e cinquenta centímetros.
Os módulos são distribuídos a cada onze metros em quatro linhas paralelas. As duas primeiras são compostas por oito módulos cada; a terceira aumenta dois módulos em cada extremidade, somando doze módulos, e a quarta fila diminui um módulo em cada extremidade em relação à fila anterior, somando dez módulos. A distância entre as três primeiras linhas é também de onze metros, configurando uma retícula ortogonal regular. A quarta linha de módulos afasta-se da terceira em dezesseis metros e trinta e cinco centímetros, para receber entre elas as duas linhas de trem.
Acessa-se o edifício ao nível da rua. Sua fachada frontal está recuada pelo espaço destinado ao estacionamento. O espaço contínuo e sem fechamentos laterais abriga parte de seu programa em quatro blocos. Estes volumes com estrutura em concreto, fechamento em alvenaria de tijolos –em alguns locais vazado–, e esquadrias de ferro e vidro são distribuídos ao longo das três primeiras linhas de módulos de cobertura.
O bloco A está à direita, ao entrar, posicionado no espaço retangular definido por seis pilares. Mede dez metros e cinquenta centímetros por vinte e dois metros em planta. É o único bloco de dois pavimentos e sua altura é menor que a altura livre do pilar.
O bloco B dista sete metros e cinquenta centímetros à esquerda do bloco A. Está rotacionado noventa graus em relação a este e alinham-se entre si pelo eixo central. Mede trinta e sete metros e trinta centímetros por onze metros e trinta centímetros em planta. Ocupa uma região ao redor de quatro pilares da segunda linha de módulos de cobertura do edifício. Ocupando a porção central do edifício este bloco tem seu programa voltado para os passageiros, com recintos destinados à restaurante, bar, e sanitários. Em sua lateral esquerda está a rampa de acesso à plataforma: apresenta quatro metros e meio de largura e vence um desnível de cinquenta centímetros.
Na lateral esquerda, oposta à localização do bloco A, estão os blocos menores C e D, rotacionados noventa graus entre si.
Os quatro volumes fechados delimitam e separam o espaço de acesso público e a área de acesso restrito das plataformas de embarque e desembarque. Além dos volumes e dos portões de acesso, um desnível de cinquenta centímetros de altura foi utilizado para definir os espaços. As linhas de trem abrem um vão de oito metros e meio, onde os vagões passam em desnível de um metro, deixando o acesso dos vagões na altura da plataforma. A conexão entre as duas plataformas opostas, separadas pelas linhas de trem, é realizada através de uma passagem subterrânea acessada por duas escadas idênticas de cada lado.
Nota do blog: Crédito do post para Ana Carolina Gleria Lima.