domingo, 8 de março de 2020

Circo do Piolin, Largo do Paissandu, São Paulo, Brasil


Circo do Piolin, Largo do Paissandu, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Texto 1:
Para quem ouviu falar do Circo do Piolin no Largo do Paissandu e ainda assim não tinha noção correta do local, esta foto vai ajudar a tirar a dúvida. Em primeiro plano as instalações sanitárias subterrâneas que existiram (nunca tinha visto ou ouvido falar) e logo atrás o Circo do Piolin. Descrição do entorno da imagem: Lá atrás, à direita o fundo do Palácio do Correio, à esquerda as torres do Mosteiro de São Bento, no local do circo foi construído o Edifício José Paulino Nogueira, esquina da Rua Abelardo Pinto (o verdadeiro nome do palhaço Piolin).
Texto 2:
Observando-se os cartazes na frente do Circo Alcebíades lemos: “Companhia de Atracções Empreza Piolin” e abaixo “Propriedade de Pereira & Seysel” — o Pereira, sobrenome de Alcebíades e Seysel, de algum componente da também tradicional família circense (a Seyssel). A dúvida: a partir de quando se tornou o Circo Piolin visto que quase todos utilizam como referência esta denominação?
Esta imagem é incrível e revela: no terreno do circo — montado entre a antiga Travessa Paysandu, atual Rua Capitão Salomão e o Becco Paiysandu, atual Rua Abelardo Pinto, o Piolin — foi erguido o Edifício José Paulino Nogueira em cujo piso térreo está o abandonado, invadido e depredado Cine Paissandu. Ao fundo à direita, as fachadas traseiras do Palácio dos Correios; dos hotéis Central e Britânia e Prédio Oscar Rodrigues voltadas para o Becco Paysandu.
Para não restar quaisquer dúvidas quanto à localização do circo, à esquerda vemos as torres do Mosteiro de São Bento. No entanto, o que chama a atenção, é o banheiro público subterrâneo no meio de um impecável gramado e seu gradil, provávelmente feito no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um equipamento assim seria inexequível nos tempos presentes — esta escada está situada bem ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Esta foto, registrada em julho/1929 integra o álbum Diretoria de Obras e Viação, 1ª Seção Técnica: 1926-1930 — relativo a obras executadas durante a gestão do prefeito Pires do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário