quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Caminhão Volkswagen Delivery 4x4, Brasil







 

Caminhão Volkswagen Delivery 4x4, Brasil
Fotografia



A linha Delivery, porta de entrada dos caminhões Volkswagen, bagunçou alguns segmentos. Sua versão mais acessível é, tecnicamente, uma picape que pode ser dirigida por qualquer motorista com carteira B. A novidade é sua versão 4×4, capaz de colocar numa saia justa muita picape médio. E a diferença de preço é pequena.
Apresentado na Fenatran, em 2019, o Delivery 4×4 11.180 começa a ser entregue agora como o primeiro caminhão leve com tração nas quatro rodas à venda no Brasil. Para isso, foi necessário apelar para algumas soluções mecânicas – algumas exclusivas para ele.
É o caso do eixo dianteiro motriz desenvolvido pela Dana exclusivamente para o novo modelo. Ele receberá a força do motor por meio de um cardã próprio ligado à caixa de transferência Marmon Herrington de duas velocidades instalada no meio do chassi do caminhão.
A tração 4×4 é acionada por comando no console central. Há um botão para acionar a tração 4×4 e outro para acionar a 4×4 reduzida. Sem acionamento, por meio da roda livre, é um caminhão 4×2 com tração traseira como qualquer outro Delivery. O câmbio é o manual de seis marchas.
Há outras soluções próprias para essa versão off-road. A suspensão tem conjuntos de molas semielípticas nos dois dois eixos (os Delivery de entrada usam McPherson na dianteira), que foram reforçadas para suportar mais esforço. Não deixa de ser um conceito semelhante ao de antigos jipes, como o Toyota Bandeirante.
A altura livre do solo aumentou quase 1 cm, chegando a 19,6 cm, e os ângulos de ataque e saída passaram a 30° e aproximadamente 40°, respectivamente, contra os 20° e 28° do modelo 4×2.
O visual aventureiro não é padrão, porém. Para-choque de impulsão, guincho elétrico, faróis extras no teto e os farol de neblina fazem parte do “Show Car Package”, um pacote opcional. Só mesmo as molduras plásticas, os bancos estilizados e os pneus para uso on e off-road fazem parte do carro padrão, que parte dos R$ 270.000 – ou 5,5% mais caro que uma VW Amarok V6, que custa R$ 256.300 em sua configuração mais cara.
O motor não é tão potente quanto o de uma picape, Se trata do mesmo Cummins de quatro cilindros 3.8 turbodiesel que entrega 175 cv e 61,2 kgfm. A carga útil, porém, é menor: 6.930 kg contra 7.400 kg da versão 4×2. Isso não altera o PBT, de 10.700 kg.

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