Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Rua do Comércio, 1887, São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo
Rua do Comércio, 1887, São Paulo, Brasil - Militão Augusto de Azevedo
São Paulo - SP
Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887
Fotografia
Você consegue imaginar como era viver na cidade de São Paulo em 1887? Sem carros, sem trânsito, sem prédios altos e avenidas largas, a cidade tinha ruas estreitas, muitos becos e travessas, animais nas ruas e bondes, charretes e carroças movidos à tração animal.
Nesta imagem vemos a Rua do Comercio, atual Rua Alvares Penteado, onde podemos ter uma boa ideia de como era a vida da cidade naquela época. A rua é uma referência dos antigos becos e travessas que existiam na São Paulo do período colonial e servia de ligação entre a antiga “Rua do Rosário” (atual Rua XV de Novembro) e a verdadeira “Rua do Comércio” (atual Rua Álvares Penteado). O nome “Comércio” foi por causa do intenso comércio que existia ao longo deste logradouro naquela época.
Uma curiosidade é que esse trecho era conhecido como “Beco do Inferno”, segundo Byron Gaspar, que dizia ser: “Um lugar imundo, esburacado, escuro e mal frequentado. Ninguém podia nele transitar sem o necessário cuidado, tamanha era a sujeira que havia em toda a sua extensão”.
Em 28 de novembro de 1865, o nome da rua foi alterado para "Travessa do Comércio". Em 29 de janeiro de 1907, através do Ato 977, seu nome mudou para Rua Álvares Penteado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário