domingo, 17 de janeiro de 2021

Hyundai HB20 2021 / Sense, Vision, Evolution ou Diamond / Qual Versão Tem o Melhor Custo-Benefício? - Artigo

 


Hyundai HB20 2021 / Sense, Vision, Evolution ou Diamond / Qual Versão Tem o Melhor Custo-Benefício? - Artigo
Artigo




Um dos carros mais queridos do público brasileiro, o Hyundai HB20 é um democrático na hora de oferecer opções. São três motores diferentes e opções de câmbio manual e automático. A polêmica do visual na última reestilização deu o que falar na época do lançamento e até comprometeu um pouco nas vendas nos meses seguintes.
Mas, passado pouco mais de um ano, o hatch já voltou a ter um bom volume de vendas e, mesmo em meio à pandemia, conseguiu fechar 2020 como o segundo carro mais vendido do Brasil; posto que tinha perdido em 2019 para o Ford Ka. O Chevrolet Onix, como nos últimos seis anos, foi o líder de mercado.
Com tantas opções dentro da gama, vamos mostrar o que cada versão traz de melhor e apontar qual tem o melhor custo benefício.
Motores:
O motor de entrada é um velho conhecido, mas foi com ele que o HB20 virou um dos maiores sucessos de vendas na última década. É o 1.0 flex aspirado de três cilindros e até 80 cv e 10,2 kgfm. Este vem acoplado sempre ao câmbio manual de cinco marchas.
Mais acima, a Hyundai também oferece outro propulsor conhecido, o 1.6 flex aspirado, de até 130 cv e 16,5 kgfm, o mesmo que também equipa versões do Creta e outros modelos do grupo Hyundai . O câmbio pode ser manual ou automático, ambos com seis marchas.
Por fim, o novo 1.0 turbo de injeção direta é a grande estrela da nova geração. O três-cilindros é capaz de gerar até 120 cv e 17,5 kgfm, sempre associado à caixa automática de seis marchas.
Consumo:
Motor 1.0 com câmbio manual
Consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (Etanol)
Consumo de 12,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada (Gasolina)
Motor 1.6 com câmbio manual
Consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (Etanol)
Consumo de 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada (Gasolina)
Motor 1.6 com câmbio automático
Consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (Etanol)
Consumo de 11,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (Gasolina)
Motor 1.0 turbo com câmbio automático
Consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (Etanol)
Consumo de 12,2 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (Gasolina)
Versões:
Sense
HB20 Sense 1.0 — Direção elétrica, painel de instrumentos analógico, ar-condicionado, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes traseiros, rodas de 14 polegadas com calotas, banco do motorista com ajuste de altura e grade frontal pintada de preto.
HB20 Sense Pack 1.0 — Além dos itens anteriores, acrescenta airbags laterais (além dos frontais obrigatórios), controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência
Vision
HB20 Vision 1.0 — Itens da Sense 1.0 + rodas de 15 polegadas com calotas, retrovisor elétrico, central multimídia com tela de 8 polegadas, chave canivete, alarme antifurto, vidros traseiros elétricos, maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria e porta-objetos com tampa deslizante.
HB20 Vision Pack 1.0 — Além dos itens anteriores, acrescenta airbags laterais dianteiros (não cobrem as cabeças), controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.
HB20 Vision 1.6 Manual — Itens de Vision 1.0 + motor 1.6 flex com câmbio manual, faróis com acendimento automático e rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas. Lanternas traseiras são agora escurecidas e são chamadas de Black Bezel, as mesmas que equipam o HB20X.
HB20 Vision Pack 1.6 Manual — Além dos itens anteriores, acrescenta dois airbags laterais, câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis de neblina, vidros elétricos com antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros pela chave canivete, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.
HB20 Vision 1.6 Automático — Itens da Vision 1.6 MT + câmbio automático de 6 marchas e apoio de braço deslizante no console central.
HB20 Vision Pack 1.6 Automático — Além dos itens anteriores, acrescenta airbags laterais, câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis de neblina, vidros elétricos com antiesmagamento e abertura e fechamento dos vidros pela chave.
Evolution
HB20 Evolution 1.0 — Itens da Vision 1.0 + rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros elétricos com one touch, fechamento e abertura dos vidros pela chave canivete, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência, ajuste de altura e profundidade do volante, painel de instrumentos digital, grade dianteira cromada e acendimento automático dos faróis.
HB20 Evolution Pack 1.0 — Por já ter todo o pacote de segurança de série, a versão incorpora apenas airbags laterais e câmera de ré.
HB20 Evolution 1.0 turbo Automático — Itens de Vision 1.6 AT + motor turbo 1.0 com injeção direta, quatro vidros elétricos one touch, ajuste de altura e profundidade do volante, antena tipo barbatana, sensor de estacionamento traseiro, painel de instrumentos digital e faróis de neblina.
HB20 Evolution Pack 1.0 turbo AT — Além dos itens anteriores, acrescenta airbags laterais, câmera de ré, sistemas de alerta e frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa.
Diamond
HB20 Diamond 1.0 turbo Automático — Itens da Evolution 1.0 turbo AT + airbags laterais, câmera de ré, chave canivete inteligente com partida do motor por botão, monitoramento de pressão dos pneus, grade dianteira em formato de cascata com contorno em preto brilhante, igual a do HB20 Sport, acendimento automático dos faróis, borboletas no volante, faróis com projetor e luzes diurnas de LED, sistemas de alerta e frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, volante revestido de couro, retrovisor rebatível eletricamente e bancos traseiros rebatíveis.
HB20 Diamond Plus 1.0 turbo Automático — Além dos itens anteriores, incluindo a nova grade dianteira em preto brilhante herdada do HB20 Sport, há pequenas diferenças como maçanetas internas em preto brilhante e o sistema start/stop.
Conclusão:
O melhor é o HB20 Evolution Pack 1.0 turbo.
Se analisarmos as versões de entrada, com motor 1.0 e câmbio manual, o HB20 Vision Pack traz sem dúvida o melhor custo-benefício. Equipamentos como o controle de estabilidade com assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência já estão no pacote, além de quatro airbags, central multimídia, chave canivete e alarme antifurto estão presentes.
O motor 1.6, pelo preço cobrado, o público já quer um pouco mais de conforto e o olhar vai para as versões de câmbio automático. A Vision Pack 1.6 AT, além de todos os itens já presentes na Vision 1.0, traz câmera de ré, sensor de estacionamento, faróis de neblina, vidros elétricos com antiesmagamento e abertura e fechamento dos vidros pela chave. Mas seu preço é R$ 71.290.
Por R$ 3 mil a mais, o interessado já encontra a versão HB20 Evolution Pack 1.0 turbo, que é recheada de equipamentos, tais como sistemas de alerta e frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, câmera de ré, ajuste de altura e profundidade do volante, painel de instrumentos digital e faróis de neblina.
As revisões do motor turbo são mais caras, porém, o motor é quase tão econômico quanto o 1.0 aspirado, mesmo tendo 40 cv a mais, e ainda traz o conforto do câmbio automático. Por esses motivos, é a versão escolhida.
A garantia é de 5 anos para toda a linha do HB20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário