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sábado, 20 de março de 2021
Enchente na Avenida Jerônimo Gonçalves, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Enchente na Avenida Jerônimo Gonçalves, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Abaixo um histórico de intervenções públicas efetuadas no local para tentar resolver o problema até o ano de 1927 (que só foi efetivamente resolvido com as obras realizadas entre 2008-2013):
Relatório da Intendência referente ao exercício de 1896, apresentado pelo Major Dr. Joaquim Estanislau da Silva Gusmão em 07/janeiro de 1897: Investimentos em garantias sanitárias contra a febre amarela. Obras: saneamento dos córregos, rasgando, retificando e alargando os leitos, aterramento das margens e saneamento dos extensos pântanos que circundam a cidade por meio de valetas e drenos que encaminham para os referidos córregos as águas estagnadas. As obras foram aprovadas pelo Dr. Silva Pinto, Diretor da Comissão de Saneamento do Governo Provincial, e pelo Dr. A. P. Lisboa, Diretor do Serviço Sanitário. Em Cravinhos foram igualmente realizadas obras de saneamento, drenagem e retificação do ribeirão Preto. Neste ano de 1896 foram iniciadas as obras do Hospital de Isolamento.
Relatório referente ao exercício de 1902, apresentado pelo Dr. Manuel Aureliano de Gusmão em 10/janeiro/1903: construção do restante do cais no córrego ribeirão Preto em frente ao aterro da praça Schmidt executado pela Cia. Mogiana, executado também o aterro da margem esquerda do córrego. Contratado o Eng. Dr. Samuel das Neves para retificação de 4 km. do córrego ribeirão Preto a partir da Usina da Empresa de Força e Luz para baixo, com o objetivo "de reduzir os casos de febre palustre que todos os anos ataca os moradores das proximidades." Ainda no mesmo relatório há citação da mudança do leito do córrego ribeirão Preto realizada em 1894.
Relatório de 1904, apresentado por Floriano Leite Ribeiro em 07/janeiro de 1905: Obras de "saneamento e embelezamento" realizadas: término do calçamento da rua General Osório (conhecida como "rua da estação") com a Álvares Cabral até a Estação da Cia. Mogiana de estradas de ferro. Construção da ponte de alvenaria de pedra e arco na rua General Osório esquina com Jerônimo Gonçalves em substituição da ponte de madeira, as obras foram realizadas por Sisenando de Almeida Pinto, as obras excederam a quantia inicialmente orçada em razão da natureza movediça do solo o que ocasionou despesas não calculadas. Foram aterradas as margens do "ribeirão" Preto, da Duque de Caxias até a barra com o córrego Retiro. A Cia. Mogiana executou o cais do ribeirão Preto desde a rua São Sebastião até a ponte da linha férrea próxima ao bairro República. Foram ainda realizadas obras de retificação do ribeirão Preto na Vila Bonfim.
Relatório da Câmara do exercício de 1919, apresentado pelo Presidente da Câmara em 15/janeiro/1920: "Fica por executar a completa retificação do ribeirão Preto desde a cidade até além da Vila Bonfim, medida reclamada para o saneamento da baixada onde reina a palustre".
Relatório da Prefeitura do exercício de 1924, apresentado pelo Prefeito Dr. João Rodrigues Guião para a Câmara Municipal em 15/janeiro/1925:
"A empreitada para a retificação de parte do ribeirão Preto no trecho compreendido entre a ponte do extremo da rua Jerônimo Gonçalves e o pontilhão da estrada de ferro metalúrgica, foi contratada pela Companhia Metalúrgica Brasileira por 40 contos, inclusive a indenização à viuva Estevam e filhos, consistente numa bomba de motor para captação de água do ribeirão na irrigação da Chácara Flora, de propriedade deles. A restante retificação daí em diante ainda se fará este ano. Este serviço de indiscutível necessidade e utilidade para o saneamento de toda a vargem compreendida entre aquela ponte e a rua Capitão Salomão, evitará de agora em diante as enchentes do ribeirão e, portanto, os prejuízos dos proprietários desse trecho de terreno, até então inutilizado pelas constantes inundações".
Relatório da Prefeitura do exercício de 1926, apresentado pelo Prefeito José Martimiano da Silva para a Câmara Municipal em 15/janeiro/1927: Saneamento - A Prefeitura Municipal incumbiu o Engenheiro Dr. Salomé Queiroga para fazer estudos necessários, este indicou a retificação do córrego ribeirão Preto desde a Jeronimo Gonçalves até a estrada de ferro da Metalúrgica e aterro de partes baixas do referido córrego.
Relatório da Prefeitura do exercício de 1927, apresentado pelo Prefeito Dr. Joaquim Camilo de Moraes Mattos para a Câmara Municipal em 15/janeiro/1928: refere-se a execução de obras de canalização do ribeirão Preto até a junção com o córrego do Retiro.
Relatório da Prefeitura do exercício de 1928, apresentado pelo Prefeito José Martimiano da Silva para a Câmara Municipal em 15/janeiro/1929: refere-se a obras de canalização do ribeirão Preto que corta a cidade do bairro República até a avenida do Café (atual avenida Francisco Junqueira); refere-se ainda a retificação do ribeirão Preto da rua Duque de Caxias até a avenida do Café e, aterro da margem esquerda do ribeirão.
Relatório da Prefeitura do exercício de 1929, apresentado pelo Prefeito Dr. Joaquim Camilo de Moraes Mattos para a Câmara Municipal em 15/janeiro/1930: Retificação e desobstrução do ribeirão Preto - um dos problemas sérios que preocupava todas as administrações do município eram as constantes enchentes do córrego ribeirão Preto, ocasionando a inundação do bairro da Republica, da rua Guatapará e da parte baixa da cidade até a rua José Bonifácio, acarretando sérios prejuízos aos habitantes daquela zona e ao comércio lá estabelecido.
Em 1927 foi tão grande a enchente que as águas do ribeirão Preto penetraram em habitações e armazéns, ocasionando sérios prejuízos ao comércio estabelecido na avenida Jerônimo Gonçalves, rua José Bonifácio e nas ruas transversais.
Houve necessidade da Câmara votar elevada verba afim da Prefeitura socorrer a inúmeras pessoas que ficaram sem abrigo com a enchente do ribeirão Preto.
Embora fosse insuficiente a verba orçamentária para obras publicas, resolvemos dar solução imediata e definitiva a este problema, e assim fizemos obras de vulto retificando o ribeirão Preto na estrada de Guatapará, próximo à estação de Santa Tereza da Cia. Mogiana.
Na cidade, para a retificação no bairro da República, foi feito um aterro de 156 metros cúbicos.
Na parte compreendida entre o bairro da República e a avenida do Café, imediações do Curtume, desviamos o leito do ribeirão Preto, retificamos e desobstruimos completamente o leito antigo, tornando a colocar nele as águas do ribeirão Preto, estando hoje o bairro da Republica, a rua Guatapará, a avenida do Café e toda parte baixa da cidade livre completamente das calamitosas e periódicas inundações.
Serviço de tão grande relevância não podia ser adiado e devia ser executado imediatamente, embora extra orçamentario.
Nota do blog: A "avenida do Café" mencionada no texto não era a via que conhecemos atualmente. Esse era o antigo nome da avenida Francisco Junqueira.
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